Assim, é inadequado usar a expressão onde para indicar algo que não seja um lugar, como uma ideia, uma situação, uma decisão, uma entrevista, um filme, uma época,… Nessas situações, onde deverá ser substituído por: em que, no qual, na qual, nas quais ou nos quais.
1 no qual, na qual, nos quais, nas quais, onde, quando.
A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”. Portanto: a + onde = aonde.
Aonde é um advérbio que, assim como onde, indica lugar. Entretanto, só pode ser utilizado como indicativo de movimento, por isso deve ser usado ao lado de verbos que indiquem esse deslocamento (ir, levar, chegar, dirigir etc.).
"Onde" e "Aonde" são palavras que indicam lugar, entretanto são usadas em situações diferentes. Das alternativas abaixo, aquela que está incorreta é: a) Onde ela esta? b) Aonde você quer ir?
e) Aonde vai com tamanha pressa? Alternativa correta: c) Não sei aonde começar a caminhada. A diferença entre essencial entre as palavras "onde" e "aonde" é que: Onde: ideia de permanência.