O Sistema Especial de Liquidação e Custódia ou Selic é, portanto, um sistema informatizado que pertence ao Banco Central e realiza a custódia de títulos públicos escriturais emitidos pelo Tesouro Nacional, bem como o registro e liquidação das operações que envolvem tais títulos.
A custódia representa o processo de guarda de ativos, no qual as ações, os títulos e outros bens são mantidos e atualizados por terceiros, em nome do seu titular.
Quando alguém passa a estudar assuntos relacionados a finanças, é comum achar que seus títulos, ações e fundos imobiliários ficam sob custódia na corretora. No entanto, na maioria das operações do mercado, existem instituições intermediárias que cuidam exclusivamente da custódia desses ativos.
O sistema de compensação e liquidação de ações, derivativos de ações e títulos corporativos da BMFBovespa, como exemplo, é considerado sistemicamente importante e, por isso, cumpre o seu papel de contraparte central das operações, como também possui salvaguardas para o correto funcionamento do sistema.
A Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC) é o órgão que tem como principal objetivo custodiar, liquidar e garantir as transações de títulos e ações negociadas na Bolsa de Valores. Na prática, sempre que um investidor compra ações na Bolsa, os títulos ficam sob a custódia da Companhia.
Por isso, neste artigo explicaremos como funciona o cadastro CEI e quais transações é possível consultar no CEI Bovespa....Senha dos Extratos Enviados por Email
Para saber quais são os participantes cadastrados/autorizados pela CVM, basta acessar o site desta Autarquia (www.cvm.gov.br), menu "Consulta à Base de Dados", "Cadastro Geral da CVM". Alternativamente, consulte o Cadastro dos participantes de mercado diretamente, via Central de Sistemas.
As novas companhias poderão fazer o download do Sistema Empresas.NET, para preenchimento e envio dos documentos, através da página da CVM na rede mundial de computadores (http://www.cvm.gov.br/menu/regulados/companhias/prog-empnet.html ou por meio da página da B3 (http://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/solucoes ...
Os valores mobiliários são os títulos financeiros negociados diariamente no mercado financeiro, que podem ser de propriedade ou de crédito. Quem fiscaliza e controla esses ativos é a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), para que os investidores tenham mais segurança e transparência ao comprar e vender títulos.
O próprio representante do investidor não residente fará o registro do investidor na CVM, através dos sistemas CVMWeb e SIE-WEB.
Após serem obedecidos esses requisitos, será concedido o registro da Sociedade Anônima e autorizada a emissão de valores mobiliários. Vale dizer, são cinco os valores mobiliários que se destacam, a saber, as ações , as partes beneficiárias , as debêntures , os bônus de subscrição e o commercial paper .