Desertos costeiros: são desertos formados em virtude da ação das chamadas “sombras de chuvas”, que ocorrem quando os ventos carregados de massas de ar chuvosas são bloqueados por formas de relevo montanhosas, onde se precipitam.
Entre os exemplos estão o deserto do Saara e do Atacama. Os desertos frios localizam-se na região central dos continentes da Ásia e América do Norte. Eles se caracterizam por apresentar um período frio durante parte do ano, quando ocorrem as chuvas, além dos verões quentes. Um exemplo é o deserto de Gobi.
Sim, já que a definição de deserto é dada para áreas com baixos índices pluviométricos (até 100 milímetros por ano), independentemente da temperatura. Os gelados estão nas regiões polares da Terra e nas raras localidades com altitude superior a 7 quilômetros, como o Himalaia.
A Antártida é considerada um grande deserto polar pelo índice mínimo de precipitação, além de ser o continente mais frio e mais seco. Aqui já se registraram ventos de até 320 km/h e a temperatura mais baixa da terra: –89,2°. Sob o manto de gelo a vida é muito rica.
A principal característica da Antártica é o fato de ser o continente mais frio e seco do planeta, um grande deserto formado por enormes geleiras e coberto por gelo. As primeiras expedições realizadas e documentadas em direção ao continente ocorreram no século XVI.
Os maiores desertos do mundo
Saara
Em suma, esse é o caso da Antártica, o maior deserto do mundo, localizado no polo sul da Terra. Essas áreas são conhecidas como desertos polares. Portanto é uma região habitável apenas para pesquisas, com uma vegetação escassa e animais adaptáveis ao clima gelado como baleias, focas, pinguins, gaivotas dentre outros.
Muitos cientistas concordam que a mudança ocorreu há 5 mil anos, como fruto de um fenômeno cíclico de maior ou menos insolação. É algo que ocorre mais ou menos a um intervalo de 20 mil anos, segundo mudanças na órbita da Terra. Mas, em quanto tempo o Saara se tornou árido está sendo investigado, diz Pausata.
Polo Sul
Conheça os locais mais quentes e mais frios do planeta
O vale é conhecido como o "lugar mais quente do mundo" — nos EUA, ao menos (embora o parque possa ter batido o recorde de temperatura mais alta já registrada, o lugar com temperatura média mais alta ao longo do ano é Dallol, na Etiópia, no leste da África).
Um dos lugares mais quentes do Brasil é Caldas Novas, localizado na região Centro-Oeste do país. O local é considerado a maior estância hidromineral do mundo, com águas termais e relaxantes, além de prédios históricos e artesanato local.
Vale da Morte, Califórnia: este deserto californiano já atingiu temperaturas de 134° Fahrenheit, o que equivale a 56,7° Celsius. No dia 14 de setembro, a Organização Mundial de Meteorologia reconheceu oficialmente o local como o mais quente do mundo ao registrar 57,8 °C.
BOM JESUS
09h00. O site ambientalista Mother Nature Network elegeu as dez cidades do mundo com o melhor clima. São Paulo entrou na lista, junto de Sydney (Austrália) e Santa Barbara (Estados Unidos). São, segundo a lista, locais onde o clima é bom (com sol e calor) o ano todo.
Muitos pesquisadores acreditam que os países mais frios costumam ser mais positivos para o desenvolvimento e para a saúde humana. ... Muitas empresas também confirmam que em países com clima mais ameno os profissionais são mais produtivos em função do conforto térmico.
As 20 cidades mais frias do Brasil