EQST

Onde Se Encontra A Maior Diversidade De Plantas E Animais?

Onde se encontra a maior diversidade de plantas e animais?

Os quase 50 mil exemplares de espécies nativas colocam o Brasil como o país con-tinental com maior diversidade de espécies do mundo, seguido por China, Indonésia, México e África do Sul.

Quais são os quatro tipos de plantas?

As plantas podem ser briófitas, pteridófitas, gimnospermas ou angiospermas.

O que são as plantas superiores?

são plantas que através de seus órgãos como, raiz, caule, folhas, flores e sementes produzem frutos que servem de alimentos. Os vegetais superiores são plantas traqueófitas, pois possuem vasos condutores de seiva. No entanto são seres que produzem seu proprio alimento .

O que são plantas avascular?

As briófitas são plantas que apresentam como uma de suas principais características a ausência de vasos condutores de seiva, ou seja, são plantas chamadas de avasculares. As briófitas são geralmente pequenas e encontradas com mais frequência em locais úmidos, apesar de ocorrerem também em outras regiões.

O que significa a palavra avascular?

Significado de Avascular adjetivo [Botânica] Característica de vegetal que não possui vasos condutores. [Medicina] Qualidade do tecido que não tem vasos sanguíneos ou linfáticos; que não é vascular. Etimologia (origem da palavra avascular). A + vascular.

Por que as briófitas e pteridófitas são classificadas como criptógamas?

As briófitas e pteridófitas, especificamente, diferenciam-se das demais plantas por terem os seus órgãos reprodutores não expostos diretamente ao meio, sendo, por isso, chamadas de criptógamas (do grego cripto = escondido + gamae = gametas).

O que as Briofitas e Pteridofitas têm em comum?

Uma característica comum das briofitas e pteridofitas é que ambos tipos de plantas não possuim flores. Além disso as principais semelhanças entre plantas briófitas e pteridófitas são: Ambos são caracterizados pela produção de esporos.

Quais as principais diferenças entre os grupos briófitas e pteridófitas?

As briófitas não possuem vasos condutores de seiva. A fase dominante é a gametófito, pois produzem gametas. ... As pteridófitas possuem vasos condutores de seiva. A fase dominante é a esporófito, pois produzem esporos.

Como se explicam as diferenças de tamanho entre as duas plantas?

Resposta. A ausência de vasos condutores e o transporte de substâncias por difusão limitam o crescimento das briófitas, como os musgos, cujos maiores têm poucos centímetros de altura. Ao contrário das pteridófitas que possuem vasos condutores e podem ter um crescimento maior.

Porque o Esporófito depende do gametófito?

Resposta. sim , pois a fase dominante nas briófitas é o gametófito . Diferentemente das pteridófitas que possui como fase dominante o esporófito.

Quais as diferenças nos processos reprodutivos em vegetais Gametófitos e Esporófitos?

Quando maduro o esporófito produz esporos haploides por meiose. Esta meiose, na qual ocorre a formação dos esporos, é chamada de espórica ou intermediária. Os esporos se desenvolvem através de sucessivas mitoses e originam o gametófito haploide. O gametófito maduro produz gametas haploides por mitose, fechando o ciclo.

Quais são as diferenças nos processos reprodutivos dos vegetais?

O adulto diplóide (2n) produz esporos (n) por meiose, por isso o chamamos de esporófito (produtor de esporos). Já o adulto haplóide (n) produz gametas por mitose, recebendo o nome de gametófito (produtor de gametas). A meiose neste ciclo é conhecida como meiose intermediária ou espórica.