As águas que correm ou se acumulam na superfície da Terra, representada pelos rios (fluviais), lagos (lacustres) e geleiras (glaciares), recebem a denominação de águas continentais. Um exemplo da importância dos rios na organização do espaço é encontrado na região Norte do Brasil.
As águas continentais são corpos de água que se encontram em terra firme e estão integrados por dois grandes ecossistemas: Lênticos, formados por águas tranquilas, como lagos, pântanos, represas e mangues, entre outros e Lóticos, formados por correntes de água, tais como córregos e rios.
Estas formações lacustres são muito usadas para pesca, atividades esportivas e recreativas, além de servirem para abastecimento de água para uso doméstico e agrícola (caso de lagos de grande porte). Em regiões de clima frio e polar, muitos lagos costumam congelar nas estações frias do ano.
oceanos
No que se refere, portanto, à distribuição da água na biosfera terrestre, podemos perceber que a maior parte da água existente no mundo é salgada (97%) e está concentrada principalmente nos oceanos e mares, mas também presente em alguns lagos salinos, tais como o Mar de Aral e o Mar Morto.
Aquífero Guarani
Exponha para os alunos que as águas continentais são poluídas de diversas formas, sendo as principais: a partir de resíduos industriais, esgoto doméstico, agrotóxicos e fertilizantes.
R-Em rios, lagos e geleiras. 2-Por qual motivo a água continental é chamada de água doce? R - Porque a maior parte das águas continentais contém menos sais minerais dissolvidos que as águas oceânicas.
As águas continentais são aquelas presentes na superfície da Terra. Do montante de água que existe em nosso planeta, uma pequena parcela está presente em regiões continentais. Essas águas estão distribuídas em rios, lagos e geleiras.
O curso do rio define seu tipo de drenagem: Endorreica: O rio corre para dentro do continente. Exorreica: O rio corre para fora do continente. Arreica: O rio não possui uma direção certa, simplesmente desaparece por evaporação ou por infiltração (existem rios que desaparecem no meio do deserto)
Já a drenagem do tipo endorreica é quando um rio não atinge o mar, desembocando em um lago, por exemplo). ... Esse curso de água pode ser definido como o afloramento do lençol freático à superfície, embora existam rios que são concebidos a partir de derretimento de geleiras ou provenientes das águas de lagos.
Exorreica - Corresponde às bacias que escoam as águas dos rios em direção aos oceanos. Endorreica - Corresponde às bacias que escoam as águas para o interior do continente. Existem ainda: Arreica - Drenagem no qual o relevo não favorece o escoamento, esse ocorre em áreas desérticas.
Em geografia, uma bacia endorreica é uma área na qual a água não tem saída superficialmente, por rios, até ao mar, ou seja, uma bacia hidrográfica sem saída para o mar. ... As bacias endorreicas também se denominam sistemas de drenagem interna.
Caro estudante, Bacia hidrográfica é uma extensão ou superfície de escoamento de um rio central e seus afluentes. Ela se origina por conta do relevo da região. A água da chuva vai escorrendo por riachos e rios de menores dimensões até chegarem a um rio principal, localizado em um ponto mais baixo do que esses.
Catalogações de especialistas em geografia, de acordo com a maneira como fluem as águas, classificam as bacias hidrográficas em: ... Endorreica, quando as águas caem em um lago ou mar fechado; Criptorreica, quando as águas desaguam no interior de rochas calcárias (são porosas), gerando lagos subterrâneos (grutas);
A bacia hidrográfica é designada onde ocorre a captação de água para um rio principal( drenagem). Os principais elementos componentes são os divisores de água, fundos de vale, sub-bacias, nascentes, áreas de descarga, recarga e perfis hidroquímicos.
As bacias hidrográficas podem ser definidas como uma parte do relevo abastecida por um rio principal, seus afluentes e subaflutentes. ... Para distinguir uma bacia de outra, usamos as partes mais altas do relevo, que chamamos de divisores de água, pois são nessas áreas que as águas são separadas de uma bacia para a outra.
As principais características de uma bacia hidrográfica são os tergos, cristas de elevação, fundos de vale, subbacias. As bacias hidrográficas são consideradas como partes de relevo pelo abastecimento de um rio principal, afluentes e subafluentes.
Assim, as definições propostas para bacia hidrográfica assemelham-se ao conceito dado por Barrella (2001), sendo definido como um conjunto de terras drenadas por um rio e seus afluentes, formada nas regiões mais altas do relevo por divisores de água, onde as águas das chuvas, ou escoam superficialmente formando os ...
Região Hidrográfica é uma área de terra que terra composta por uma ou mais bacias hidrográficas e pelas águas subterrâneas e costeiras associadas. A Bacia Hidrográfica é uma região banhada por diversos rios, em geral uma região bem drenada composta pelos afluentes de um rio principal.
bacia do Rio Amazonas
Resposta. : Foz em estuário,pois tem um único canal,longo,permitindo que as águas do mar avancem por ela.