Saiba o que fazer quando a flor do girassol morre Quando apenas uma é prejudicada, corte e tenha atenção com as demais. No entanto, se for um acontecimento em escala, é preciso ajustar o jardim por completo. Inclusive, o mais indicado é limpar o solo e retirar as raízes das flores antigas para plantar novamente.
15 dias
Em vasos: o girassol pode ser plantado em vasos médios e grandes, que tenham entre 30 a 40 cm de largura ou diâmetro. Nesse caso, o ideal é optar por mudas de girassóis anões ou de menor tamanho. Escolha um local ensolarado, dentro de casa ou no jardim, para deixar o vaso com o girassol.
O plantio do girassol em São Paulo, por exemplo, abrange o período de setembro a março, destacando-se em duas épocas: a da primavera, a partir de meados de setembro, e a de verão, com início em fins de dezembro. A época mais favorável para o plantio situa-se entre fins de dezembro e meados de fevereiro.
Resumo: A demanda por esta oleaginosa está aumentando no RS, de forma que os produtores estão expandindo a área e a época de plantio, com isso surge um interesse especial no período de plantio janeiro/fevereiro (safrinha).
Como já citado no texto, o ideal é adubar o girassol a cada dois meses. Essa frequência pode ser um pouco maior, caso o solo seja muito pobre em nutrientes. São dois os modos disponíveis para a fertilização. No primeiro, você pode utilizar o adubo químico, segundo as recomendações da embalagem do produto.
Principais cuidados Conforme a planta vais crescendo, corte as mudas fracas, doentes e com má formação. Você deve ficar atento quando o espaço não estiver mais comportando a planta, para mudá-la para um vaso maior. Girassol gosta de sol! Coloque seus girassóis em um local ensolarado, posicionado na direção do sol.
As plantas precisam de água para sobreviver, porém tanto o excesso quanto a falta são prejudiciais para o seu crescimento. Sempre que for molhar o vaso, verifique se a terra está seca, algumas plantas como a Begonia não toleram o excesso de água, por isso evite molhar demais ou deixar o pratinho com água.
Saiba como recuperar uma planta seca
Prefira usar água destilada ou água da chuva para regar as plantas, as azaleias não se dão muito bem com água de torneira que contém cloro e que pode fazer mal para elas. Quando as flores murcharem, é preciso adubar a planta e dar uma nutrição extra para ela permanecer forte e bonita para a próxima florada.
Se as folhas morrendo estiverem enrugadas, marrons e torcidas, significa que a planta não está obtendo água suficiente e está usando a reserva própria. Regue a babosa até a terra ficar úmida e continue molhando levemente até as folhas ficarem esticadas novamente.
Ela começa a ficar com manchas escuras, molenga e a se desfazer, como se estivesse apodrecendo. Se isso acontecer, diminui a rega de imediato e fica de olho na terra. Só precisa regar quando a terra secar.
Na maioria das vezes, os sinais de excesso ou escassez de água costumam ser muito parecidos. Fique de olho na folhagem. Folhas enroladas, secas, ásperas, fáceis de quebrar, caídas, murchas ou amareladas podem te dar pistas de que algo pode estar errado com a rega.
Manchas marrons nas plantas também são um bom indicativo de que algo está errado. Para saber se é sede ou se a planta está se afogando, teste o solo. Só não há problema quando os pontinhos estão na orelha-de-gato: ela é assim mesmo!
Este fenômeno é chamado de estiolamento. Este problema, felizmente, é fácil de ser resolvido. Basta colocar sua planta suculenta cujas folhas estão caindo em um local onde possa receber mais luz solar. Porém, antes acostume-a ao sol colocando-a aos poucos em exposição de luz solar.
Você pode verificar se sua suculenta está precisando de água da seguinte maneira: coloque um palito no solo, ou até mesmo o dedo. Se o solo estiver com a terra leve e solta, e seco, a água será bem-vinda. Porém, se ainda houver umidade, espere um pouco mais para realizar a rega.
Quando molhamos demais a planta, as células das folhas se enchem de água e ao ultrapassar seu limite, a membrana externa se rompe, fazendo com que as folhas pareçam secas. Por isso, não saia aguando caso sua suculenta aparente estar murcha.
Excesso de rega O solo também pode causar problemas para as suculentas, como explico neste artigo. ... Algumas suculentas são mais sensíveis à rega do que outras. Echeverias parece ser um dos mais sensíveis. Depois de apenas dois ou três dias com muita água, essas belas rosetas estarão em um caminho rápido para apodrecer.