É empregada na análise de falhas, na avaliação rápida do desempenho de lubrificantes e também como uma técnica e manutenção preditiva. Foi idealizado em 1971, por Vernon C.
A análise de óleo é uma importante ferramenta de manutenção preditiva. Por meio dela é possível monitorar e avaliar as condições dos fluidos e equipamentos. Dessa forma, você maximiza o desempenho e a confiabilidade de ativos, identificando problemas, antes que se tornem falhas.
A análise de óleo possibilita saber das condições físicas e químicas dos lubrificantes, sendo praticamente a única ferramenta que permite apontar – por meio de ações de inspeção objetivas e diretas – falhas prematuras nos equipamentos. Consequentemente, isso gera uma redução de custos com manutenção.
“Assim como um exame de sangue, a análise de óleo lubrificante nos entrega dados essenciais sobre a integridade de equipamentos industriais”, diz Sabrina Alves. ... Além de salvar um maquinário que poderia ter quebrado, a análise reduz o tempo de máquina parada e evita perdas em produtividade”, explica.
ANÁLISES DE LUBRIFICANTE
O índice de viscosidade (IV) é um meio convencional de se exprimir o grau de variação da viscosidade e pode ser calculado por meio de uma fórmula. Os óleos lubrificantes de maquinas e motores à combustão sofrem alterações na sua viscosidade quando sujeitos a variações de temperatura.
Os óleos ATF são, basicamente, fluidos para transmissão e direção. ... Entre suas indicações de uso estão a direção hidráulica e transmissões automáticas. Assim como outros componentes, o ATF também está diretamente ligado ao desempenho do veículo.