Significado de Trovador substantivo masculino Poeta lírico dos séc. ... Estudiosos do assunto acreditam que os trovadores grupo de poetas-músicos que floresceu no sul da França, em uma região chamada Provença podem ter calcado seus versos líricos em obras de poetas árabes da Espanha e de clássicos romanos, como Ovídio.
Vem de “trovador”, de “trova”, do Latim TORQUERE, “torcer, imprimir um movimento de rotação”, do Grego TROPOS, “direção de um canal, atitude, modo, tom”, que acabou terminando com o significado de “compor uma música”.
A função dos trovadores nas cortes medievais era compor músicas como estampidos, bailias e cantigas para as cerimônias, festividades, núpcias e banquetes.
Trovador (francês: troubado[tʁubaduʁ]; occitano: trobador [tɾuβaˈður], pronúncia arcaica: [tɾuβaˈðor]), na lírica medieval, era o artista de origem nobre do sul da França que, geralmente acompanhado de instrumentos musicais, como o alaúde ou a cistre, compunha e entoava cantigas.
Trovadorismo é um estilo de época surgido na Idade Média. Nesse período histórico, predominava o teocentrismo (a ideia de que Deus é o centro de tudo), pois a Igreja Católica, com poderio econômico e político, exercia total domínio no Ocidente. Nesse contexto, surgiram as cantigas trovadorescas ou provençais.
Resposta. Na lírica medieval, os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam, com o acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas (poesias cantadas). Estas cantigas eram manuscritas e reunidas em livros, conhecidos como Cancioneiros.
eram poetas e compositores de canções que produzuiam conteúdo amoroso ou satírico .
As cantigas medievais trovadorescas eram tipos de literaturas com características muito próprias feitas por trovadores e dividiam-se em dois tipos principais: as cantigas líricas e as cantigas satíricas. ... Cantigas de amigo:são cantigas populares sobre amigos, um amor natural, pouco subjetiva, presença de Deus.
Os Cancioneiros são coletâneas de manuscritos das cantigas trovadorescas que foram produzidas em galego-português na primeira época medieval (a partir do século XI). Eles reúnem cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer, e que foram escritas por diversos autores.
Cancioneiro é qualquer livro impresso ou manuscrito que contenha uma coletânea de canções, e por extensão, o registro sonoro destas canções. Dependendo da época em que a música foi composta, os cancioneiros podem ser divididos entre medievais, renascentistas e contemporâneos.
Na lírica medieval galego-portuguesa uma cantiga de amigo é uma composição breve e singela posta na voz de uma mulher apaixonada. ... As cantigas de amigo procedem de uma reelaboração culta da lírica popular anterior nobre.