Segundo Demócrito, a palavra que melhor definia a teoria de Leucipo era átomo, que significa, a rigor, indivisível. Para os antigos, o átomo seria a menor partícula possível e, segundo Demócrito, o agregado de átomos formaria tudo o que existe. Para o pensador atomista, os átomos juntavam-se por afinidade.
O atomismo foi uma doutrina filosófica, formulada inicialmente no século V a.C., na Grécia, por Leucipo e seu discípulo Demócrito de Abdera.
Significado de Atomismo substantivo masculino Doutrina filosófica que se desenvolveu na Grécia no séc. ... Os atomistas acreditavam que os elementos básicos da realidade eram átomos, partículas de matéria indivisíveis, indestrutíveis, que se moviam no espaço.
Para Aristóteles, último dos três maiores filósofos gregos (junto a Platão e Sócrates), a matéria era constituída dos quatro elementos. Sendo assim, FOGO, ÁGUA, TERRA e AR. Estes quatro, pensava Aristóteles, eram a base de toda a matéria existente, sendo a partir deles que tudo era constituído.
O filósofo grego Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.) desenvolveu muitas teorias no campo da Física . ... Aristóteles descreveu detalhadamente uma relação entre esses elementos, sua dinâmica, como eles uniam a Terra e como eram, em muitos casos, atraídos um pelo outro por forças não especificadas.
Empédocles (495 a.C-430 a.C.) foi um filósofo grego pré-socrático. Sua filosofia estava voltada para a explicação natural do universo, em que afirmava que todas as coisas da natureza eram formadas de quatro substâncias: terra, ar, água e fogo, misturados ou isolados. ...
Retomando as discussões dos primeiros filósofos, Empédocles concordava que a Natureza possuía uma só origem, mas inovou ao pensar essa origem não apenas derivada de um princípio único, mas sim composta de quatro raízes fundamentais: terra, fogo, ar e água.
Empédocles acreditava que a natureza possuía quatro elementos básicos, ou raízes: a terra, o ar, o fogo e a água. ... Alguma coisa na madeira estala, ferve, é a água, a fumaça é o ar, o responsável é o fogo, e as cinzas são a terra. As verdades não seriam mais absolutas, como nos eleatas, mas proporcionais à medida humana.
Empédocles de Agrigento foi um notório filósofo pré-socrático da Escola Jônica. Como cosmólogo, ele atribuiu a origem do universo a quatro elementos: terra, fogo, água e ar. ... Ficou conhecido mais como filósofo pela posteridade, mas também foi um notório dramaturgo, poeta, político e médico.
Xenófanes de Cólofon seu elemento primordial era a terra, pois para ele tudo nascia da terra e voltava para a mesma. ... Empédocles de Agrigento usava o os quatro elemontos como arché pois ambos se combinam entre si fazendo com que tudo dependia de cada um deles, sendo fundamental o Ar, Terra, Fogo e Agua.