Rio de Janeiro, Brasil
Em 1996, o CPB representou pela primeira vez o Brasil nos Jogos Paralímpicos, em Atlanta, nos Estados Unidos, e obteve ótimo resultado na estreia, ocupando a 37ª colocação, com 21 medalhas.
Confira a seguir a lista dos maiores medalhistas brasileiros em Paralimpíadas: Daniel Dias (natação), 2008-2016: 24 (14 ouros, 7 pratas, 3 bronzes) André Brasil (natação) 2008-2016: 14 (7 ouros, 5 pratas, 2 bronzes) Clodoaldo Silva (natação) 2000-2016: 14 (6 ouros, 6 pratas, 2 bronzes)
As Paralimpíadas acontecem no mesmo ano que as Olimpíadas, começando, normalmente, duas semanas após o encerramento dos Jogos Olímpicos. Atualmente, existem diversos esportes que foram adaptados para que pessoas com os mais diferentes graus de deficiência física e sensorial possam participar.
O esporte é considerado um meio de inclusão social democrático, capaz de reunir uma enormidade de benefícios, sendo ainda mais importante para as pessoas com deficiência. As atividades ajudam a melhorar a autoestima, convívio social e, consequentemente, a qualidade de vida.
Benefícios do esporte adaptado para deficientes físicos
A atividade esportiva contribui não só para o desenvolvimento físico, como também é uma poderosa ferramenta de ajuda na reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência. O esporte tem comprovada importância na qualidade de vida de qualquer pessoa.
Para Gorgatti (2005) além da melhora geral da aptidão física, o esporte adaptado auxilia em um enorme ganho de independência e autoconfiança para a realização das atividades diárias, além de uma melhora do autoconceito e da autoestima.
DEFICIÊNCIA FÍSICA: atletismo, arco e flecha, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol para amputados e paralisados cerebrais, halterofilismo, hipismo, iatismo, natação, rugby, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado e para amputados e modalidades de ...
Os jogos adaptados têm um papel fundamental neste contexto, na medida em que proporciona uma formação mais multilateral e contribui para a assimilação dos fundamentos técnicos e das movimentações táticas básicas ofensivas e defensivas do futebol.
Esporte adaptado é um termo utilizado apenas no Brasil e consiste em uma possibilidade de prática para pessoas com deficiência. Para tanto regras, fundamentos e estrutura são adaptados para permitir a participação destas pessoas2.
As Paraolimpíadas e o Esporte Adaptado são nesses países muito divulgados e acompanhados pela mídia e pelo povo, na mesma proporção que acontece com os esportes convencionais. No Brasil, o esporte adaptado surgiu em 1958 com a fundação de dois clubes esportivos (um no Rio e outro em São Paulo).