Como escrever uma carta de recomendação?
A carta de recomendação profissional é um documento fornecido pela empresa em que uma pessoa já trabalhou, com o intuito de recomendá-la como um bom profissional, apto para exercer determinada função. ... A carta de recomendação é um documento separado da lista de referências no currículo e deve ser enviado como um anexo.
Flávia Sampaio, coordenadora de RH da S&L, a pessoa só deve indicar o amigo se tiver certeza que ele tem o perfil comportamental para a vaga e os valores que a empresa exige do funcionário. “A indicação tem que ser feita com responsabilidade e profissionalismo, e não apenas porque o amigo precisa do emprego”, diz.
Recomendando alguém em LinkedIn
Confira a seguir algumas dicas de como pedir recomendações da melhor forma!
Como usar
Caso algum contato trabalhe na empresa que anunciou a vaga, você verá o botão "Solicitar indicação". Toque sobre ele e, caso queira, personalize a mensagem que será enviada. Por fim, toque em "Enviar".
Clique no ícone Eu na parte superior da página inicial do LinkedIn. Clique em Visualizar perfil. Role até a seção Competências e recomendações e clique em Adicionar nova competência. Na janela pop-up que aparecerá, digite o nome de uma competência na caixa de texto e selecione-a no menu suspenso que aparecer.
Ajuda
As competências e especialidades seriam áreas ou tarefas com as quais você tem mais afinidade, de certa maneira. No LinkedIn elas são representadas por palavras-chave (em inglês) que podem ser adicionadas para “resumir” as atividades nas quais você possui destaque.
Informe no campo resumo do LinkedIn suas principais áreas de atuação, linguagens de desenvolvimento que utiliza, seu nível e tempo de experiência em cada uma delas. Exalte as grandes conquistas, assim como a cereja do bolo.
Selecione as informações do campo “Experiência” Você não precisa listar cada trabalho único que você já fez, mas deve manter um histórico dos trabalhos relevantes. E adicione informações importantes da sua experiência, além do cargo e data. Descreva em tópicos suas atividades principais e cases de sucesso.
Logo abaixo do nome, o campo de título profissional é chave para que empresas e recrutadores consigam encontrá-lo. A dica é usar “estudante da área X” ou “em busca de um estágio na área Y”, em outras palavras, é uma frase que melhor traduz o atual momento do usuário.