“É importante lavar a cabeça com xampu de uso diário ou neutro, enxaguar com água morna ou fria e não esfregar muito a toalha na hora de secar”, ensina a dermatologista Valéria Campos, de Jundiaí (SP).
1. Lave o cabelo corretamente
Caspa no cabelo masculino: 5 dicas para acabar de vez com o problema
5 dicas para combater a caspa: saiba como controlar a descamação da dermatite seborreica no couro cabeludo
Dermatite seborreica é uma condição crônica da pele e o uso constante de sabonete antisséptico pode alterar a flora cutânea . Recomendo sabonetes de controle de oleosidade e peles sensíveis.
Assim, geralmente, o tratamento é feito com cuidados especiais para o couro cabeludo, como lavar regularmente ou evitar prender e usar chapéus com os cabelos molhados, além de usar xampus e pomadas que podem amenizar a inflamação e ajudar a cicatrizar as feridas, como a base de antifúngicos ou corticoides, por exemplo.
A dermatite seborreica, comummente chamada de caspa, consiste numa alteração da pele que causa comichão, descamação e aparecimento de manchas vermelhas na pele, sendo um problema muito comum no couro cabeludo. Esta doença geralmente é causada por fungos, devido ao enfraquecimento do sistema imunitário ou a stress.
Um creme antimicótico pode ser aplicado no couro cabeludo para prevenir que o fungo se espalhe, principalmente para outras crianças, até eliminar a tinea capitis. O xampu com forte teor de sulfeto de selênio prescrito pelo médico também deve ser usado pelo menos duas vezes por semana.