Quando derrete o chocolate, você derrete também esses cristais. O que o processo de têmpera faz formar novamente os cristais, mas apenas os estáveis – para isso, é necessário seguir os passos exatos do processo: derreter entre 45 e 50 °C e resfriar lentamente até a temperatura indicada para cada sabor.
Para isso, o ideal é deixar os chocolates bem embalados e, se não for possível, colocá-los em saquinhos que impeçam a entrada de ar. Dessa forma, não será preciso apelar para a geladeira e o sabor será preservado, assim como sua aparência brilhante.
Faça o teste da temperagem Se ele foi temperado direito, vai endurecer em alguns minutos. Se o chocolate não endurecer em até 10 minutos em um ambiente quente, ou 6 minutos em um ambiente frio, continue misturando até a temperatura abaixar mais 2˚C.
Para isso basta mexer, com ajuda de uma colher, por cerca de 2 a 3 minutos ou até que o chocolate derreta completamente. E se após mexer, ainda ficar com pedacinhos, só então volte ao micro por mais 30seg. Depois retire e mexa e vá assim de 30 em 30 até estar totalmente derretido.
A forma mais fácil para se derreter o chocolate é no microondas. A alternativa mais tradicional é usar o banho-maria (uma tigela com o chocolate picado sobre uma panela com água fervente em fogo baixo — mas lembre-se de que água e chocolate nunca devem se encontrar, por isso a atenção deve ser redobrada).
Posso reaproveitar um chocolate que derreti e não usei todo? Sim. Porém, a cada vez que o derreter, deve-se fazer todo o processo de temperagem novamente. 22.
Com o chocolate que sobrar, derreta-o novamente utilizando seu micro-ondas e coloque nas forminhas. Você também pode colocar o chocolate em um recipiente pequeno e reto. Após endurecer, utilize uma faca levemente quente para cortar o chocolate em pequenos cubos perfeitos para consumir mais tarde.
Se tiver sobras de chocolate branco em casa, coloque pedacinhos na mistura até derreter. Leve à geladeira para esfriar por cerca de 2 horas. Ganache: Derreta 250 gramas de chocolate no micro-ondas por aproximadamente 30 segundos em potência alta. Junte 100 ml de leite e mexa.
Evite guardar o chocolate na geladeira ou no freezer (isso vai alterar a qualidade). Exceção: se o clima está extremamente quente e não há local mais fresco na casa, ele vai derreter e alterar a qualidade de qualquer maneira, então embale-o em 2 sacos plásticos herméticos, um dentro do outro, e coloque-o na geladeira.
Armazenar barrinhas de chocolate recheadas Para aumentar a chance de não estragar coloque em recipiente hermético para não ter contato com o ar. Após os 12 meses de armazenamento não quer dizer que o chocolate estará ruim, mas já vai perder suas propriedades, mudando sua cor, textura e sabor.
O mais correto a se fazer é guardar os ovos de páscoa em locais fechados (sem contato com a luz solar), numa temperatura de 20 a 25ºC e envoltos em papel alumínio.
A validade da casca recheada vai variar de acordo com o recheio, mas em média ela dura de 7 a 15 dias, por exemplo, se o recheio for a base de ganache com creme de leite 7 dias, se for a base de brigadeiro 10 dias e se a gente usar cremes industrializados no recheio, como as ganaches prontas da Melken, Doce de leite, ...
"Se for armazenar, sempre dou a dica de embrulhar casca por casca em papel chumbo, para proteger melhor o chocolate, e sempre conservá-lo em uma caixa isolante térmica no local mais fresco da casa. Chocolate não gosta de calor e tampouco de geladeira, pois tem muita umidade", diz César.
Se você irá se aventurar na cozinha para preparar seus próprios Ovos de Páscoa e, provavelmente, não voltará a usar as formas tão cedo, a melhor opção são as formas de acetato. Elas possuem um investimento menor, mas em compensação esse material não é muito resistente, quebra e perde o formato com facilidade.
Leve o molde para a geladeira por 2 minutos, retire, coloque outra camada de chocolate e volte para a geladeira. Você vai repetir esse procedimento até que o ovo fique com a espessura que desejar. O ideal é fazer isso três vezes. Deixe o ovo esfriar na geladeira de 20 a 30 minutos, mas cuidado para não esfriar demais.
13 opções de brindes divertidos para colocar dentro dos ovos de Páscoa do seu filho