substantivo feminino País dividido em estados, regiões ou entidades, que possuem certo grau de autonomia, mas que estão unidos e subordinados à soberania do governo federal, normalmente comandado por um Presidente eleito pelo povo; república federal: o Brasil é uma república federativa.
Uma república federal (ou república federativa) é um Estado que estruturalmente é simultaneamente uma federação e uma república. Uma federação é um estado composto por determinado número de regiões com governo próprio (chamados de "estados") e unidas sob um governo federal.
"República Federativa do Brasil" é o nome oficial do país utilizado pela Constituição de 1967 e mantido na sua sucessora (a de 1988). ... O Estado brasileiro corresponde a uma democracia presidencialista republicana e federalista, nos termos da Constituição de 1988, a sexta da República.
A República República é a forma de governo adotada pelo Brasil desde 1889, na qual o chefe de estado (Presidente da República) é eleito pelo povo, por tempo determinado, se diferenciando da monarquia. ... Pedro II, inaugurando a chamada “Primeira República” ou “República Velha” (1889-1930).
O termo “república” deriva do latim Res Publica e significa, literalmente, “coisa pública”, isto é, aquilo que diz respeito ao interesse público de todos os cidadãos.
Resposta: República é uma forma de governo na qual o governante é eleito pelo povo. O termo República vem do latim res publica, ou seja, bem comum, coisa pública. É utilizada como administração dos bens e dos interesses públicos.
As rubricas são observações importantes feitas para os atores e diretores que auxiliam na maneira de se portar e como agir no palco, exemplificando no texto o que ele deve fazer e o que irá acontecer na cena em cada momento, demonstrando como ele deve agir na interpretação do seu personagem.
São orientações do diretor no intuito de indicar o tom a ser utilizado pelos atores, a emoção que vão aplicar à cena, modificar o ambiente, entre outros.
Também conhecidas como didascálias, as rubricas são indicações cênicas que servem para orientar o ator durante a encenação de um texto. Aparecem destacadas, geralmente, entre parênteses e, junto ao discurso direto, compõem os conteúdos de um texto dramático.
No teatro, o termo rubrica ou didascálias, de forma simples, serve para orientar os atores, o diretor e o leitor, ambienta as personagens e indicar ações, a “rubrica projeta, no plano literário, uma certa materialidade cênica” (RAMOS, 2001, p. 9).
Resposta:Rubrica significa assinatura abreviada de alguém ou uma pequena anotação. ... As rubricas são usadas nos roteiros de cinema ou teatro para indicar gestos ou movimentos dos atores, em pautas musicais ou em textos litúrgicos, para orientar as celebrações.
as rubricas , nas quais o outro da informações e sugestões para a encenação, descreve cenário e as personagens, orienta atores para a interpretação, etc.
Resposta: No texto teatral as rubricas, também nomeadas de didascálias, orientam os atores sobre o modo como devem proceder no palco no momento da atuação, o tom de voz que deve ser usado na cena, o tipo de expressão, a emoção que deve ser empregada, sugerem expressões faciais, a entonação de voz, os gestos, etc.
As rubricas são usadas nos roteiros de cinema ou teatro para indicar gestos ou movimentos dos atores, em pautas musicais ou em textos litúrgicos, para orientar as celebrações. Rubrica também corresponde a uma anotação em vermelho, nos livros religiosos, para orientação litúrgica.
a) A primeira rubrica "(começa a juntar algumas revistas)" indica a ação do personagem, o fato que está acontecendo naquele momento da peça teatral. b) A terceira rubrica "(se desculpando)" indica o modo de falar, que deve ser num tom mais suave, mais baixo, de quem está pedindo desculpas mesmo.
O cenário do trecho narrado é o sertão nordestino cuja população sofre os efeitos típicos da caatinga como a sede, a fome e a pobreza decorrentes da seca profunda que assolava a região retratada no fragmento transcrito e em toda a obra.
No texto teatral escrito , o autor indica esses elementos nas rubricas . As rubricas aparecem em letra de tipo diferente e indicam como as outras personagens devem falar ( rubrica de interpretação ) e como devem se movimentar ( rubrica de movimento ).
Tipos de rubricas
Rubrica é uma palavra ou parte de um texto que é tradicionalmente escrita ou impressa em tinta vermelha para destacá-la. A palavra deriva do latim Rubrica, ou seja, ocre vermelho ou giz vermelho, e tem origem nos manuscritos iluminados da Idade Média, especialmente do século XIII ou anterior.
Significado de Rubrica substantivo feminino Assinatura abreviada; abreviação da assinatura de alguém. Título atribuído aos capítulos dos livros de direito canônico ou civil, normalmente grafados com letras vermelhas. ... Etimologia (origem da palavra rubrica).
Rubrica significa assinatura abreviada de alguém ou uma pequena anotação. A palavra provêm do Latim "rubrica", que se refere a "rubro, vermelho". Nos manuscritos antigos e códices, rubrica designava a letra ou a linha inicial de um capítulo escrita em vermelho.
O que informa a rubrica da notícia? Sintetize as principais informações que compõem o corpo da notícia. ...