Há vários ligamentos no complexo articular do tornozelo, os quais estabilizam as articulações juntamente com os músculos que circundam o tornozelo. Os ligamentos precisam ter uma certa resistência para assegurar a estabilização e a mobilidade adequada da articulação.
Sintomas de entorse de tornozelo
Em caso de torção, as atividades físicas devem ser suspensas e é preciso evitar apoiar o pé no chão. Você pode aplicar gelo por cerca de 30 minutos a cada hora, aumentando o intervalo entre as compressas para três horas nos dias subsequentes. Lembre-se de enrolar o gelo em um pano úmido, para não queimar a sua pele.
É preciso que o tornozelo não apresente mais dor, nem inchaço após os exercícios. Durante algum tempo, você pode usar uma tornozeleira ou enfaixamento. No entanto, isso não substitui um bom fortalecimento muscular, obtido com a fisioterapia . Recomece seus exercícios de forma mais branda e vá aumentando-os aos poucos.
Um excelente remédio caseiro para entorse é o banho de imersão utilizando água morna e óleos essenciais de alecrim e alfazema, porque eles possuem propriedades calmantes, relaxantes e anti-inflamatórias, sendo muito eficazes no tratamento de entorses e de outros problemas articulares, como artrite e artrose.
Passos para curar uma entorse de tornozelo mais rápido
O ideal é colocar compressas de gelo, de dez minutos cada, a cada dez minutos. É importante respeitar este intervalo para proteger a pele e as articulações. É recomendado envolver o gelo em algum tecido para evitar danos à pele. Compressas quentes são péssimas, pois pioram o inchaço.
Alinhe a bandagem com a lateral externa do tornozelo e, como um estribo, passe-a por debaixo do pé e traga-a para a parte interna do tornozelo, prendendo-a ali. Repita esse procedimento outras duas vezes, deixando as fitas levemente sobrepostas garantindo uma imobilização maior da articulação.
Modo de usar: Posicione o produto de modo que o calcanhar fique no orifício e uma tala em cada lado do tornozelo, em seguida feche a aba maior pela frente da canela, ajustando a compresssão necessária. Puxe a faixa elástica menor por cima do peito do pé e fixe ao velcro do lado contrário, de modo que fique confortável.
Lavar bem as mãos com água e sabão e secar com toalha limpa, antes de fazer o curativo; Passar a gaze com álcool a 70% nos pontos da cirurgia, colocar gaze estéril seca sobre os pontos e cobrir com esparadrapo ou atadura; Trocar o curativo todos os dias após o banho e sempre que sujar ou molhar.
Fique sentado ou deitado tanto quanto for possível, com o tornozelo lesionado elevado acima do quadril. Para minimizar ainda mais o inchaço, use uma atadura elástica, que começa nos dedos do pé e vai até a perna. Procure ajuda médica, especialmente se a dor e o inchaço persistirem por mais de alguns dias.