O risco operacional é o risco de perda resultante de processos internos inadequados ou deficientes, pessoas, sistemas ou de eventos externos. Isso inclui o risco legal, assim como situações erro de funcionário, falha de computador, documentação irregular (inclusive a eletrônica) e fraude de toda sorte.
Trata-se da habilidade de afastar de si a responsabilidade, culpando os outros ou as circunstâncias por aquilo que não saiu como esperava. Para o coach, a desculpability é inata e instintiva: “nascemos prontos para nos proteger, defendendo-se das críticas”.
Desculpability é o hábito de achar que o problema dos outros nunca é nosso. ... Em seu livro “Desculpability” é relatado detalhadamente o que esta palavra significa: Desculpability é o hábito de criar desculpas, de culpar os outros e de achar que o problema dos outros nunca é nosso.
É o hábito de dar desculpas, culpar os outros ou as circunstâncias quando algo não sai como o previsto. Começa com uma postura, torna-se hábito, vira um modelo mental e contamina a cultura.