Métodos são as ações que um objeto pode realizar. Os objetos são características definidas pelas classes. Neles é permitido instanciar objetos da classe para inicializar os atributos e invocar os métodos.
O que é um objeto em Java? Uma entidade que possui estado e comportamento é conhecida como um objeto, por exemplo, cadeira, bicicleta, marcador, caneta, mesa, carro, etc. Pode ser física ou lógica (tangível e intangível). O exemplo de um objeto intangível é o sistema bancário.
Características das classes Toda classe possui um nome; Possuem visibilidade, exemplo: public, private, protected; Possuem membros como: Características e Ações; Para criar uma classe basta declarar a visibilidade + digitar a palavra reservada class + NomeDaClasse + abrir e fechar chaves { }.
O Estado de um Objeto. Como foi dito nas várias definições apresentadas, um objeto contém atributos, representados em programas por variáveis, que por sua vez armazenam dados (valores) que podem mudar a cada momento. Os valores dos atributos de um objeto definem seu estado em um determinado instante de tempo.
Uma instância de uma classe é um novo objeto criado dessa classe, com o operador new. Instanciar uma classe é criar um novo objeto do mesmo tipo dessa classe. Uma classe somente poderá ser utilizada após ser instanciada.
Em programação orientada a objetos, chama-se instância de uma classe, um objeto cujo comportamento e estado são definidos pela classe.