Politraumatizado é um sinistrado que sofreu traumatismos múltiplos. Se a vítima estiver consciente, tentar acalmá-la. Mantê-la confortavelmente aquecida. Vigiar a respiração e o pulso.
O tratamento hospitalar ao politraumatizado inicialmente inclui a preparação do ambiente para o paciente buscando o material de entubação, soluções salinas aquecidas, preparo dos monitores, comunicação com a radiologia para que esta se prepare.
O protocolo de trauma, na verdade, é um conjunto de cuidados básicos extremamente importantes em algum evento acidental que visa garantir a sobrevivência dos envolvidos.
Os cuidados realizados as vítimas que apresentam fratura de membros segue os procedimentos adequados, desde avaliação primária e secundária, localização da dor, limpeza do local, imobilização com talas específicas para cada membro.
Cuidados de Enfermagem com Pacientes em Pneumotórax
Primeiros socorros em caso de fratura
Tem mais depois da publicidade ;) A classificação mais comum é a que delimita as fraturas expostas e fechadas: Fratura exposta: o osso quebrado lesionou a pele e está exposto ao ambiente; Fratura fechada: a pele fica intacta, ou seja, o osso não fica exposto ao ambiente.
Fraturas são lesões que causam rompimento ou trincamento de um osso. Elas podem ser fechadas, quando o osso não é exposto, ou abertas, quando há rompimento da pele.
A fratura fechada é aquela em que o osso está quebrado, porém a pele não foi afetada, não sendo permitido então observar o osso.
- Nunca tentar endireitar uma fratura ou colocar o osso no lugar; - Em caso de fratura exposta, deve-se cobrir o ferimento, de preferência com gaze esterilizada ou um pano limpo. Se houver um sangramento muito intenso, é necessário fazer compressão acima da região fraturada para tentar impedir a saída do sangue.
O termo fratura exposta faz referência à fratura que possui comunicação com o meio externo. Para o amplo entendimento das lesões, quatro componentes fundamentais devem ser avaliados, são eles: a fratura em questão, o dano das partes moles, o comprometimento neurovascular e o potencial de contaminação2.
O risco de complicações sérias aumenta se a pele for lacerada ou se os vasos sanguíneos ou nervos forem danificados. Algumas complicações (como danos em vasos sanguíneos e nervos, síndrome compartimental, embolia gordurosa e infecções) surgem durante as primeiras horas ou dias após a lesão.
A fratura exposta acontece quando existe uma ferida associada à fratura, podendo ser possível observar o osso ou não. Nestes casos, há maior risco de desenvolver uma infecção e, por isso, é muito importante saber o que fazer para evitar esse tipo de complicações.
Quais são os principais sintomas?
Os sinais vitais são: pulso, respiração, pressão arterial e temperatura.
Em geral, o médico ortopedista avalia o relato de sintomas do paciente, realiza um exame clínico e solicita o radiografias simples para verificar se houve falha no processo de consolidação, não raro se necessita de uma tomografia computadorizada para melhor visualização d falha óssea.
Consolidação é o processo de reparo do osso que acontece quando o osso é quebrado (fraturado). Quando uma fratura não está consolidada o osso não terminou seu reparo ainda, ou seja… Quebro o punho quanto tempo demora para tirar o gesso?