Ceticismo é uma corrente filosófica fundada pelo filósofo grego Pirro (318-272 a.C.), caracterizada, essencialmente, por duvidar de todos os fenômenos que rodeiam o ser humano.
Dogmatismo é toda doutrina que afirma a capacidade do homem de atingir a verdade absoluta e indiscutível. Na religião, corresponde ao conjunto de dogmas e na filosofia é o pensamento contrário à corrente do ceticismo que contesta a possibilidade de conhecimento total da verdade.
A postura dogmática defende que existem certos postulados que estão fora do alcance da crítica. ... Isso significa que algumas posições — morais, epistemológicas ou religiosas — simplesmente não cabem no espectro da crítica e do questionamento.
Dogmatismo Jurídico. Verifica a utilização de dogmas pelo Direito em sua linguagem normativa, visto que este o faz com a finalidade de adestrar politicamente os indivíduos e os fazerem acreditar que as instituições por ele produzidas são justas, de interesse coletivo e necessárias.
Dogmatismo no senso comum O dogmático do senso comum é aquele que está certo de ser o portador da verdade e tenta impô-la aos outros sem recorrer ao diálogo.
Resposta:Por senso comum entende-se que é o modo de pensar da maioria das pessoas sobre determinado assunto ou situação específica. por que Baseia-se no conhecimento empírico, isto é, sem base científica, aprendido pelas vivências, observações e experiências.
Resposta. Agora a diferença existente entre dogmatismo filosófico e dogmatismo do senso comum, é que o primeiro, as verdades outorgadas passam anteriormente por uma série de questionamentos, indagações, revisões, críticas e será imposta mediante o uso da razão, mesmo que a emoção não compreenda tal feito.