Polígono regular e irregular Um polígono pode ser classificado como regular quando ele possui todas os ângulos e lados congruentes. Ser congruente significa possuir a mesma medida. O triângulo equilátero e o quadrado são exemplos. Quando pelo menos um dos lados é diferente, o polígono é irregular.
Quadriláteros são figuras geométricas planas que possuem quatro lados e são classificados como paralelogramos, trapézios ou nenhum dos dois.
Um retângulo é um polígono irregular, pois seus lados são dois a dois diferentes, ou seja, o valor da medida da base é sempre diferente do valor da medida da altura. A área desse polígono irregular pode ser calculada multiplicando-se a sua base pela sua altura.
Perímetro de um polígono é a soma das medidas dos seus lados....Perímetro dos polígonos regulares.
O perímetro é igual à soma de todos os lados de uma figura. Por exemplo: Se temos um quadrado de lados 4 cm, então o seu perímetro é igual a 4 + 4 + 4 + 4 = 16 cm; Se temos um triângulo de lados 3 m, 4 m, 5 m, então o seu perímetro é igual a 3 + 4 + 5 = 12 m.
A área de uma figura é a medida equivalente a sua superfície. Para calcularmos a área de uma superfície, geralmente, multiplicamos a base (b) pela altura (h) do objeto.
Área e perímetro são duas medidas distintas, onde a área é a medida de uma superfície e o perímetro é a medida do comprimento de um contorno.
2. “As malhas nada mais são que diversas variações e deformações possíveis do papel quadriculado, e sua função é ajudar o aluno na observação das formas geométricas e nos desenhos que ele fará a partir das propriedades da figura que observou”.
As áreas são calculadas pelo produto do comprimento com a largura. Para calcular a área de um terreno de formato irregular, a melhor saída é dividi-lo em simples retângulos e somar suas áreas. Este método é especialmente útil para áreas em formato de "L", pois são formadas por dois retângulos.
O cálculo da área de um quadrado é dado pela seguinte fórmula: A = (lado)2 → A = l2. Quando o lado do quadrado é 4, a área é igual ao perímetro. Quando o lado do quadrado é 5, a área é diferente do perímetro. Quando o lado do quadrado é 6, a área é diferente do perímetro.
Você precisará do raio para encontrar a área do semicírculo. Digamos que o raio do semicírculo seja 5 cm. Se você tiver apenas o diâmetro do círculo, poderá dividi-lo por dois para obter o raio. Por exemplo, se o diâmetro do círculo é 10 cm, então você pode dividi-lo por 2 (10/2) para obter 5 cm de raio.
Para calcular a metade de uma circunferência utilizamos a seguinte fórmula: C = 2 * π * r.