Há 3 classes principais, sendo elas a dos Insetos, aracnídeos e crustáceos. Esses possuem como características um forte exoesqueleto, a presença de apêndices motores articulados, que aliás, por essa característica, dá nome ao filo.
Os Hirudíneos: Sugadores de Sangue Do mesmo modo que as minhocas, possuem corpo segmentado, clitélo e não tem cabeça diferenciada e muito menos parapódios. São hermafroditas e a reprodução sexuada inclui os mesmos passos descritos para as minhocas.
Significado de Hirudíneos substantivo masculino plural Zoologia Classe dos anelídeos cujo tipo é a sanguessuga.
Uma sanguessuga é um anelídeo da classe ou infraclasse Hirudinea (antigamente chamados Aquetas, ou seja, sem cerdas, contrariamente às outras classes ou infraclasses do seu filo) que se alimenta geralmente do sangue de outros animais (hematófago), embora muitas sanguessugas sejam predadoras carnívoras e não hematófagas ...
Os anelídeos e os artropodes são protostomios, já os equinodermatas são deuterostomios. A formação embrionária é um forte indicativo de que os anelídeos são o grupo mais próximos dos artropodes do que os equinodermos.
Sistema respiratório dos anelídeos: As minhocas, sanguessugas e algumas espécies de poliquetas não possuem estruturas especializadas na respiração, por isso, trocam gases através da superfície corpórea. Outras espécies de poliquetas podem possuir brânquias para realizar a respiração no ambiente aquático.
Oligochaeta
Os anelídeos (Filo Annelida) são animais invertebrados que apresentam como característica marcante o corpo formado por vários segmentos que lembram vários anéis unidos entre si. Os anelídeos são encontrados em diferentes ambientes, como ambiente marinho, água doce e também solo úmido. ...
As minhocas possuem grande importância ecológica. Isso porque, ao se alimentar de micropartículas orgânicas existentes no solo, este anelídeo revolve o substrato, arejando e drenando a terra. ... Por isso, a epiderme deve ser mantida constantemente úmida e as minhocas apresentam comportamento fotofóbico.
São pequenos filamentos que auxiliam na locomoção das minhocas.
Os anelídeos em geral, se alimentam de nutrientes, não importa onde eles estiverem, por exemplo, a minhoca se alimenta dos nutrientes do solo que são encontrados em plantas ou animais decompostos, já as sangues-sugas se alimentam dos nutrientes encontrados no sangue.
A importância dos anelídeos para o meio ambiente é referente a sua caraterística, por eles serem um especie detritívora, alimenta-se de restos orgânicos de vegetais e animais. ... Além disso, elas escavam tunes na terra que favorecem a aeração das raízes das plantas e da entrada de água da chuva.
Os anelídeos também, em sua maioria, apresentam cerdas de quitina que podem ser rígidas e curtas ao longo do corpo que auxiliam os animais terrestres na fixação ao substrato ou longas que auxiliam os animais aquáticos na natação.
Usualmente, as presas são engolidas inteiras e depois, mais tarde, digeridas. No entanto, mais de 50% das espécies são ectoparasitas e alimentam-se sugando sangue ou outros fluídos dos seus hospedeiros; estas são as verdadeiras sanguessugas!
Muitas espécies de poliquetas alimentam-se de detritos. Algumas engolem o sedimento do fundo de uma forma pouco ou nada selectiva. O sedimento é ingerido e o material orgânico aí existente é assimilado à medida que passa pelo tubo digestivo – são poliquetas detritívoros não selectivos.
Milhares de anos desde que as sanguessugas foram empregadas pela primeira vez para fins medicinais, e um século desde a “mania da sanguessuga” quando foram usadas para lidar com tudo, de dores de cabeça a estrangulamento, essas criaturas ainda são usadas para limpar feridas e melhorar a circulação, especialmente após a ...
Sanguessugas podem transmitir o Mal de Cadeiras, doença de eqüinos que tem grande importância econômica no Brasil. Sanguessugas são capazes de transmitir o Trypanosoma evansi, parasita de cavalos que causa grande prejuízo à pecuária na região do Pantanal mato-grossense.