Depois de conquistar a independência em 1776, a nova nação iniciou sua expansão territorial tendo como justificativa a ideologia do Destino Manifesto, ou seja, a certeza de que o povo estadunidense fora predestinado por Deus a ocupar e colonizar as terras que se estendiam até o Pacífico; havia sido escolhido por Deus ...
As raízes desta prática já são encontradas logo após a consolidação da independênciado país, no início do século XIX. Naquela época, o litoral do Mediterrâneo, próximo a Argélia, Tunísia e Líbia era infestado por piratas financiados pelos governos locais, sendo que ambos dividiam os lucros dos ataques realizados.
A chamada Doutrina Monroe, sob seu aspecto formal, pretendia postar a posição dos EUA enquanto liderança continental capaz de garantir a soberania das nações latino-americanas frente às potências européias. Entre outros princípios, essa doutrina defendia que nenhuma nação americana poderia ser recolonizada.
Logo após a declaração de independência dos Estados Unidos em 1776, os principais oficiais das treze antigas colônias britânicas, — agora, Estados dos Estados Unidos — passaram a planejar a instalação de um sistema de governo central, que seria válido para todo o novo país.
A política externa estadunidense constituiu-se como instrumento central para a defesa e reprodução dos interesses de suas corporações multinacionais e capital financeiro, por meio da confiscação internacional dos ativos lucrativos, como financeiros, energéticos, comunicacionais e recursos naturais, e domínio de ...
A política externa dos Estados Unidos afirma que a sua aliança com o Reino Unido como a sua relação bilateral mais importante no mundo, o que é evidenciado por assuntos políticos alinhados entre a Casa Branca e a 10 Downing Street, bem como operações militares conjuntas realizadas entre os dois países.
As aplicações mais comuns do termo são para o intervencionismo estrangeiro (uma intervenção de um Estado nos assuntos de uma outra nação como parte de sua política externa). ... Historicamente, essas práticas foram frequentes, com finalidades políticas e econômicas.
Verificado por especialistas. Caracterizou a política externa dos Estados Unidos nos anos de 1990 e 2000 o intervencionismo militar, em especial no Oriente Médio.
Resposta. Resposta: o intervencionismo militar, em especial no Oriente Médio. Durante o período os Estados Unidos deram início a três guerras diferentes, duas no Iraque e uma no Afeganistão, tendo sido responsáveis pela queda de Saddam Hussein durante a Operação Tempestade do Deserto.
O conflito com a União Soviética e o bloco de países liderados por ela havia definido a postura oficial da política externa dos Estados Unidos, enquanto líder dos países ocidentais, desde o fim da Segunda Guerra Mundial, caracterizando o período conhecido como a Guerra Fria.
Principais setores econômicos: indústria, tecnologia, finanças, agricultura, mineração e turismo. Principais regiões industriais: sudeste, nordeste e costa leste (principalmente Califórnia). PIB em 2020: crescimento de 4,1% no quarto trimestre. Desempenho do PIB em 2019: crescimento de 2,3%.
Os Estados Unidos são a mais importante economia do planeta. Trata-se de um regime capitalista liberal no qual podemos encontrar todo tipo de empresa, desde grandes grupos econômicos presentes em diversos países, até pequenas empresas familiares. O setor empresarial está muito bem estruturado.
O crescimento da economia norte-americana também foi propiciado por acontecimentos históricos como a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) momento em que a Europa se encontrava em reconstrução, então os EUA forneceram empréstimos e mercadorias, resultando num gigantesco crescimento ...