Possui uma origem meio confusa, ninguém sabe bem onde de fato surgiu, porém existem algumas ideias, e uma que é aceita é que ela surgiu no norte da Europa Meridional, no reino da Papônia, quando o rei Papus, durante a Idade Média, treinou seu exército contra a invasão dos Bárbaros, por meio de arremesso de bolas de ...
As partidas serão disputadas em 02 (dois) tempos de 12 (doze) minutos, com intervalo de 05 (cinco) minutos entre o 1º e 2º tempo. Cada equipe será composta por 09 (nove) jogadoras, sendo que o número mínimo para se iniciar a partida é de 07 (sete) atletas; neste caso, significará a perda de um ponto por atleta.
Queimada ou jogo do mata é um esporte coletivo em que os jogadores de duas equipes tentam acertar os oponentes com uma ou mais bolas, evitando serem atingidos. O objetivo de cada equipe é eliminar todos os membros da equipe adversária, acertando-os com bolas lançadas.
O jogo queimada surgiu na Colômbia, onde as pessoas brincavam por meio do jogo de acertar a bola nas pessoas, o que se popularizou pelo mundo. Sendo a queimada popularizada por meio do incentivo dos educadores físicos.
Foi criada em 1945 por Rogério Oliveira na Europa. Para jogar é presciso dividir 2 times. O jogador que estiver com a bola deve arremesa-lá na tentativa de acertar uma pessoa do time adversário.
Apesar da origem da queimada ser confusa, há relatos de que o esporte nasceu na Idade Média. Assim, no norte da Europa Meridional, no reino da Papônia, o rei Papus treinou seus soldados contra a invasão dos Bárbaros por meio de arremesso de bolas de fogo.
A origem exata dos jogos com bolas de gude não é clara, mas os relatos e registros históricos, arqueológicos e culturais sugerem que o hábito é muito antigo. As primeiras notícias são do ano 3.
O professor joga a bola de meia para o alto e está dado o início. Pode-se colocar uma música para acompanhar o jogo. A criança que pegar a bolas, poderá no máximo dar 3 passos para arremessar a bola nos colegas. Caso ela queime alguém este deverá marcar o que houve e depois ficará sentado no lugar.
15 Jogos populares que ensinam e as crianças adoram
Os jogos ou brincadeiras populares fazem parte da cultura e são criados pelas pessoas ao longo do tempo passando de geração para geração. Nestes jogos, não existem regras fixas, elas podem ser criadas pelo grupo que está brincando e modificadas sempre que necessário. ... Os jogos populares fazem parte da cultura.
Resposta. Explicação: Ao tentar estabelecer a diferença entre jogos e brincadeiras há apenas uma pequena nuança: o jogo é uma brincadeira com regras e a brincadeira, um jogo sem regras. O jogo se origina do brincar ao mesmo tempo em que é o brincar.
Fazendo distinção entre jogo e brincadeira pode-se dizer que o jogo é a atividade com regras que definem uma disputa “que serve para brincar” e brincadeira é o ato ou efeito de brincar, entreter-se, distrair-se com um brinquedo ou jogo. ... O jogo se origina do brincar ao mesmo tempo em que é o brincar.
Existe uma grande quantidade de jogos e brincadeiras populares conhecidas, que fizeram e ainda fazem a alegria de muitas crianças brasileiras: queimado, barra- bandeira, cabo-de-guerra, bola de gude, esconde-esconde, boca-de-forno, tá pronto seu lobo?, academia ou amarelinha, passarás, rica e pobre, esconde a peia, ...
Também reconhecido como jogos regionais ou tradicionais: Praticado com maior frequência pelas crianças das classes populares e classe média no convívio entre seus pares . Constituem-se em importantes formas de manifestação lúdica que e ocorrem nas ruas, quintais, pátios escolares e terrenos baldios.
Os jogos populares são transmitidos pela oralidade, sendo desconhecida sua origem, e foram provenientes de fragmentos de romances, poesias, mitos e rituais religiosos.
Macaca
norte: curupira; perna de pau; bolinha de gude; caí no poço; queimada. nordeste: pipa; passarás; passa-anel; pular corda; pião. sul: vivo morto: carrinho de lomba; boi de mamão; esconde-esconde; taco. centro-oeste: rio vermelho; chocolate inglês; balança caixão; mãe da rua; paredão.
Os jogos populares são de extrema importância na vida das crianças, promovendo uma vivência motora saudável. ... Portanto, para promover resultados positivos na evolução da coordenação motora global e demais fatores relacionados, é essencial o apoio da escola e atuação de professores de Educação Física.
Os Jogos Populares tem um papel importantíssimo nas aulas de Educação Física que é resgatar o lúdico, as brincadeiras de nossos antepassados, pois elas são muito importantes, divertidas e além de tudo muito saudáveis. Brincar de peteca, queimada e dominó eram brincadeiras de antigamente.
Resposta. Isso se dá por causa do avanço da tecnologia, mas acaba prejudicando a saúde do indivíduo, visto que este começa a se tornar sedentário, e sabemos o quanto é importante praticar atividades físicas.
As brincadeiras antigas funcionam como pontes para o passado, pois quando as crianças brincam, elas se defrontam o tempo todo com vestígios que as gerações mais velhas deixaram. Por isso, ... -Resgatar as brincadeiras tradicionais, reconhecendo-as como elemento do desenvolvimento infantil.
Resgate dos brinquedos de antigamente ajuda crianças a aprenderem a se expressar, lidar com os sentimentos, resolver conflitos e respeitar regras e companheiros. ... Isso acontece porque é no brincar que a criança trabalha o desenvolvimento emocional, social e cognitivo.
Saiba quais são os principais benefícios do videogame
Desenvolvimento da criatividade e aumento de peso estão nas listas das vantagens e desvantagens dos jogos eletrônicos
Jogos eletrônicos já foram acusados de causar problemas como obesidade, déficit de atenção, timidez e agressividade excessivas. Outros estudos, porém, alardearam seus benefícios no desenvolvimento de noção espacial, habilidades visuais e motoras e no combate ao declínio mental que surge com a idade.
Com horas e horas sentado, seja manuseando um controle ou com mouse e teclado, a postura tende a se manter de maneira errada, e com isso, pode-se desenvolver problemas como lordose, hérnia de disco ou escoliose.
Dor de cabeça: uso prolongado de eletrônicos é considerado fator de risco para cefaleias e ainda está associado ao aumento das taxas de depressão e ansiedade. Alteração do sono: estudos mostram que jogar videogame à noite atrasa e encurta o tempo de sono noturno.
Resposta. Resposta:Além de todos esses problemas, jogar por 15 ou 20 horas seguidas faz o corpo cobrar a conta. “O cansaço decorrente de um número elevado de horas fazendo a mesma coisa, sem parar para descansar ou, às vezes, sem dormir pode levar à falta de concentração e a um estado que lembra o da embriaguez”.