Os ossos do pé são um grupo de estruturas de tamanho pequeno, que articulam-se entre si afim de promover a funcionalidade e propriocepção do corpo como um todo. Os três grupos ósseos que compõem o pé são: Tarso, metatarso e falanges. O tarso é um termo coletivo para os sete ossos que compõem a estrutura.
Significado de Tarso substantivo masculino [Anatomia] Região posterior do esqueleto do pé, e que no homem se compõe de sete ossos, chamados ossos tarsianos. O terceiro artículo ou segmento dos membros posteriores das aves.
Metatarso. É constituído por 5 ossos metatarsianos que são numerados no sentido medial para lateral em I, II, III, IV e V e correspondem aos dedos do pé, sendo o I denominado hálux e o V mínimo.
Ossos do pé
Também conhecido como peito do pé, o dorso é a parte de cima da região chamada mediopé. O dorso é formado por inúmeras articulações presentes entre os ossos do tarso (calcâneo, talus, navicular, cubóide e os cuneiformes).
Causas para a dor no pé A dor no pé é um sintoma que pode ser devido a diversas patologias (ou doenças). A fascite plantar, os joanetes, o esporão do calcâneo, o Neuroma de Morton, a artrite gotosa são alguns exemplos de patologias que provocam dores nos pés, como veremos adiante com maior detalhe.
A dor na parte de cima do pé existe e está relacionada aos tendões principalmente. Os tendões que fazem a “flexão” (elevam o pé) ficam lesionados e isso é muito característico em quem tem Artrose.
6 formas naturais de aliviar a dor nos pés
A dor na lateral do pé seja interna ou externa, pode ter diversas causas como, fadiga muscular, joanete, tendinite ou entorse. Na maioria dos casos se trata de uma dor que não terá duração superior a dois dias e que pode ser tratada em casa com compressas de gelo, repouso e elevação do pé.
Existem diversas causas para a dor no calcanhar, desde alterações no formato do pé e na forma de pisar, até ao excesso de peso, esporão no calcâneo, pancadas ou doenças inflamatórias mais graves, como fasciite plantar, bursite ou gota, por exemplo.
Compressa de espinafre. O espinafre é um ótimo remédio caseiro para diminuir as dores causadas pelo esporão de calcâneo, pois tem Zeaxantina e violaxantina que têm forte ação anti-inflamatória, ajudando a diminuir a dor. Corte o espinafre e amasse-o bem, coloque sobre o local do esporão e prenda com uma gaze.
O esporão do calcâneo é na maioria das vezes (cerca de 95%) assintomático (sem sintomas) ou causa poucos sintomas, podendo permanecer longos períodos de tempo sem causar qualquer tipo de incómodo. Porém, o sintoma mais frequente é a dor no calcanhar (“tipo pontada”).
Como saber se é esporão O único sintoma é a dor na sola do pé, na região onde o osso se forma, que é uma dor aguda, em forma de pontada. A dor piora ao caminhar, correr ou saltar, por exemplo, desaparecendo depois de algum tempo em movimento.
Fisioterapia, exercícios de alongamento, massagens são medidas bem-vindas no tratamento do esporão do calcâneo. Há casos, porém, em que a indicação por um médico de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios se faz absolutamente necessária.
Logo, tem cura. Existem duas entidades conhecidas como esporão de calcâneo. A mais comum é a fascite plantar, tratada na grande maioria dos casos com programa de exercícios para alongamento da musculatura posterior da perna e da própria fáscia plantar, cujo prognóstico de cura é alto.
A única forma forma de curar completamente o esporão do calcâneo consiste em fazer a cirurgia para remover o excesso de osso que está crescendo debaixo do calcanhar. Já as injeções, ou infiltrações, apenas ajudam a aliviar os sintomas através da redução da inflamação da fáscia plantar.
ACIDENTE DO TRABALHO – ESPORÃO CALCÂNEO. A ausência do nexo de causalidade e/ou da efetiva redução da capacidade laborativa inviabiliza a concessão do benefício acidentário.
Pode e deve fazer; porém deve-se evitar atividades de impacto (corrida em esteira, caminhadas longas) e priorizar trabalho de alongamento da panturrilha e fortalecimento. Muita atenção ao calçado (use tênis de corrida com amortecimento adequado).
Indivíduos com fascite plantar e esporão de calcâneo, na fase inicial onde o processo inflamatório está presente, podem fazer atividades físicas de baixo impacto, como por exemplo: Caminhadas, Natação, Ciclismo, Hidroginástica, entre outras.
Podem ser utilizados alguns exercícios de alongamento da fáscia plantar, como puxar os dedos do pé para cima durante 20 segundos ou rolar o pé em cima de uma bola de tênis, para melhorar a elasticidade da fáscia e evitar que ela cause muita pressão sobre o esporão, aliviando a dor.
Sentado com o joelho dobrado, segure o calcanhar com uma mão e na outra puxe o “dedão do pé” para cima. Mantenha por 30 segundos. Repita no outro pé. Sentado coloque uma coloque uma toalha abaixo do pé e depois vá puxando a toalha com a ponta dos dedos dos pés.
Podemos fazer corrida mesmo tendo esporão? Não há contra-indicações absolutas. Na fase dolorosa, você terá um aumento das dores e possivelmente um aumento no crescimento ósseo pelo aumento da tração da fascia plantar sobre sua inserção no calcâneo.
Como tratamento caseiro é importante utilizar CALOR para o tratamento do esporão de calcâneo. A realização de escalda pé com água quente e sal grosso pode ajudar no alívio da dor. Indico também o tratamento com sessões de Acupuntura.
O uso de medicamentos (ou remédios) anti-inflamatórios (ibuprofeno, etc.) é indicado para reduzir a inflamação e aliviar a dor no calcanhar nos casos onde existe inflamação (fascite plantar, por exemplo), devendo sempre ser prescritos pelo seu médico.
Você também pode usar pomadas específicas, como Cataflan, Remongel, Calminex ou Voltaren, sempre receitadas pelo seu médico. Usar uma palmilha de silicone é uma boa estratégia para diminuir a pressão do peso do corpo sobre a região dolorida.
O Diprospan é o nome comercial de um medicamento que contém, entre outras substâncias, betametasona (um tipo de corticoide). Essa medicação tem poder anti-inflamatório sim e provavelmente vai ser capaz de aliviar os sintomas do esporão.