Apresenta pequena resistência ao manuseio (Solo de Alteração). Rocha alterada: horizonte em que a alteração progrediu ao longo de fraturas ou zonas de menor resistência, deixando grandes blocos da rocha original. Os minerais encontram-se alterados e descoloridos.
Intemperismo é um processo que altera física e quimicamente as rochas e seus minerais, tendo principais fatores o clima e o relevo. O intemperismo, também conhecido como meteorização, consiste na alteração física e química das rochas e de seus minerais.
O intemperismo consiste no conjunto de processos físicos, químicos e biológicos que provoca o desgaste das rochas ao longo do tempo. São esses processos que fazem, por exemplo, que as rochas atingidas pelas ondas do mar transformem-se, gradualmente, nas areias das praias.
O intemperismo é um processo que representa o caráter dinâmico do solo e das rochas. O intemperismo é o processo de transformação e desgaste das rochas e dos solos, através de processos químicos, físicos e biológicos. ... Existem três tipos de intemperismo: o físico, o químico e o biológico.
O intemperismo é físico quando as rochas sofrem desintegração por ação mecânica. ... Após um período relativo de exposição, começará a desagregação da rocha. O mesmo poderá ocorrer em regiões onde há congelamento de água. Ela penetra pelos poros das rochas, congela e expande-se, forçando suas paredes, desintegrando-as.
O intemperismo e a erosão são as fases iniciais desse grande processo geológico. Dá-se o nome de intemperismo (também chamado de meteorização) ao conjunto de alterações físicas (desagregação) e químicas (decomposição) que as rochas sofrem quando ficam expostas na superfície da Terra.
Ao conjunto de fatores que causam a desagregação e decomposição das rochas, transformando-as em solos, damos o nome de intemperismo. De forma geral, podemos classificar o intemperismo em físico, químico e biológico. O intemperismo físico consiste na fragmentação das rochas por ação mecânica.
Os solos tropicais altamente intemperizados apresentam teor significativo de colóides com carga elétrica variável. Entretanto, são poucas as referências em relação à quantificação destas cargas, principalmente em solos ácricos, que representam o extremo na escala de intemperismo.
Em condições tropicais predominam os solos cauliníticos, lateríticos e ricos em óxidos de ferro, alumínio e titânio caracterizados em sua grande maioria, por serem muito intemperizados e geralmente de fertilidade baixa a muito baixa.
O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário. Para compreender melhor a função de cada um, é importante conhecer mais sobre eles. ... O solo arenoso tem uma grande quantidade de areia e é pobre em nutrientes.
O solo é constituído por diferentes partículas, que são:
argiloso
Os solos mais adequados para a agricultura possuem uma certa proporção de areia, argila e sais minerais utilizados pelas plantas, além do húmus. Essa composição facilita a penetração da água e do oxigênio utilizado pelos microorganismos. São solos que retêm água sem ficar muito encharcados e que não são muito ácidos.
solo humoso
A porosidade de um solo é dada pelo volume de espaços vazios existentes entre as partículas sólidas. Os poros , na verdade, nunca estão vazios, pois ou estão ocupados por água ou por ar. Esse é o caso dos solos orgânicos ou turfosos, onde a porosidade pode atingir 80% do volume. ...
As cores tendendo ao marrom e mesmo preto no solo indica, na grande maioria das vezes, a presença de matéria orgânica no solo. Os solos normalmente apresentam um gradiente de tons mais escuros na superfície para subsuperfície, isto é devido a maior aporte e presença de matéria orgânica na superfície do solo.
A capacidade de troca de cátions (CTC) de um solo, de uma argila ou do húmus representa a quantidade total de cátions retidos à superfície desses materiais em condição permutável (Ca2+ + Mg2+ + K+ + H+ + Al3+).
Denomina-se por porosidade a relação entre o volume de espaços ocos de uma rocha e o volume total da mesma. Estes espaços podem estar preenchidos por gases, água ou petróleo. ... A permeabilidade é a medida da capacidade de circulação de um fluido através de uma rocha, sem alterar a sua estrutura interna.
Sobre a permeabilidade do solo: a água que cai no solo infiltra pelos espaços existentes entre suas partículas. Quanto maiores forem as partículas que compõem o solo, maiores serão os espaços entre elas e maior será a permeabilidade do solo, ou seja, a água passará por ele mais rapidamente.