Da matemática sabemos que para calcular o volume de um objeto basta multiplicar a largura x comprimento x altura. Essa regra vale para qualquer objetivo, inclusive para as sapatas isoladas, viga baldrame, colunas, vigas, lajes, e assim por diante.
Para cimento ou concreto, o cálculo depende da mistura a ser utilizada. Uma média de referência é uma medida de cimento para três de areia peneirada. Ou seja, se em um metro quadrado utilizamos 30 litros de areia (número hipotético), usa-se 10 litros de cimento por metro quadrado.
Por exemplo, um traço de 1:2:3 precisa respeitar a seguinte ordem: 1 parte de cimento, 2 partes de areia e 3 partes de brita.
Concreto misturado a mão
A partir daí é fácil fazer as contas: em um traço de concreto 1: 2 : 3, se você usar um saco de 50kg de cimento, ele tem aproximadamente 40 litros, então você precisará de 80 litros de areia e 120 litros de brita, ou seja, o dobro de água e o triplo de brita da quantidade de cimento usada.
O próximo passo é saber as dosagens certas: para concreto firme, usado em vigas e pilares, utilize 1 porção de cimento para 3 porções de areia e 2 porções de brita. Para concreto fino, usado em acabamento de paredes, pisos, muros, use apenas a areia e o cimento na proporção 1 de cimento para 3 de areia.
A resistência à compressão (fc) do corpo de prova é obtida dividindo o valor resultante do ensaio, pela área as seção do corpo de prova em cm². Assim, é obtida a resistência em kgf/cm² que se dividida ainda por 10,1972 obtém-se a resistência em MPa.
Para o saque, manuseio, transporte e montagem, deve ser definida em projeto a resistência do concreto para a referida etapa do processo, com o mínimo de 15 MPa para elementos em concreto armado e 21 MPa para elementos em concreto protendido (ver 9.
Essa relação é muito importante, pois a quantidade de água tem grande influencia na resistência do concreto. Geralmente, o fator água/cimento está em torno de 0,4 – 0,7. ... Porém não é só isso, o excesso de água aumenta a retração do concreto depois de seco que causará mais fissuras.
A água em excesso tende a escorrer durante a mistura ou, se a mistura for vedada, ela tende a subir para a superfície do concreto. ... Além disso, o excesso de água pode causar fissuras no concreto que surgem na retração durante o endurecimento da estrutura.
Em média, e de acordo com a composição química do cimento, a completa reação de hidratação necessita de cerca de 25% de água em relação ao seu peso. O restante dará a necessária condição para que o concreto seja aplicado e sairá da massa por evaporação capilar.
“Geralmente, o consumo varia de 160 a 250 litros para cada m³ de concreto”, afirma Valin. Os parâmetros mínimos da relação a/c são estabelecidos pela ABNT NBR 12655 – Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento.
Entende-se por estudo de dosagem dos concretos de cimento Portland os procedimentos necessários à obtenção da melhor proporção entre os materiais constitutivos do concreto, também conhecido por traço.
Dilatação e retração são os motivos principais para que o piso de cimento queimado fissure rapidamente. Isso acontece porque o cimento é um produto químico que reage com água, em reação exotérmica (libera calor). A reação aquece o material, que se dilata.