Instrumentos de Observação – são instrumentos que fornecem imagem virtual do objeto, podemos citar: a lupa, a luneta, o telescópio, e o microscópio, por exemplo. Lupa – Também conhecida como lente de aumento, é uma simples lente que fornece a imagem virtual, direita e maior que o objeto.
Ainda assim, eram instrumentos sem veículos ópticos e, portanto, as observações ainda eram a olho nu. E assim foi até o início do século XVII com o aparecimento da luneta. Gnômon O gnômon deve ter sido o mais antigo instrumento astronômico construído pelo homem.
A origem dos instrumentos ópticos tem sido creditada a um grupo de holandeses da cidade de Middelburg, que se especializaram no polimento de lentes para a confecção de óculos e pince-nez.
A ideia de aplicar lentes corretivas diretamente na superfície do olho foi proposta pela primeira vez em 1508 por Leonardo da Vinci, e ideias similares surgiram de René Descartes em 1636, mas foi somente em 1887 que o fisiologista alemão Adolf Eugen Fick construiu as primeiras lentes de contato.
Os instrumentos ópticos tem sua importância para a física, quanto a biologia. Logo, são eles, telescópios microscópios, lupas, câmera fotográfica, lanternas, lentes de aumento... Características: ... Lentes de aumento: São capazes de auxiliar os óculos ou substitui-lós para melhorar os que possuem problemas de visão.
1. Presilhas ou pinças (móvel e fixa): fixam a lâmina na mesa. Charriot (e parafusos da mesa e do charriot): Servem para movimentar a mesa horizontalmente e verticalmente possibilitando percorrer vários campos do material montado na lâmina. ...
Condensador – conjunto de duas ou mais lentes convergentes que orientam e espalham regularmente a luz emitida pela fonte luminosa sobre o campo de visão do microscópio.
O condensador permite uma troca de temperatura do líquido em seu interior, em razão da entrada e saída de água.
13-Botão do Condensador – Controla a intensidade do foco da iluminação da fonte de luz.
-Macrométrico: Parafuso que permite regular a altura da platina, através de movimentos amplos para um ajuste grosso. -Micrométrico: Parafuso que também permite regular a altura da platina, porém é um ajuste fino do foco.
Platina: plataforma plana que tem como função suportar o material ou lâmina que está em observação. Possui uma passagem de vidro por onde os raios de luz atravessam.
Observação- com aumento de 100x: é necessário utilizar óleo de imersão para que os raios luminosos não sejam desviados pela camada de ar entre a lente e a lâmina. Para isto, anteriormente focalizar o preparado com a objetiva de 40x.
O óleo de imersão é um recurso geralmente utilizado com a objetiva de maior aumento, sua função é atuar como uma interface entre a lâmina e a lente frontal da objetiva, melhorando a qualidade da imagem visualizada.
Já a lente objetiva 40x tem a capacidade de distinguir dois pontos muito mais próximos que a lente de 4x, possuindo assim maior Poder de Resolução. Em geral, o máximo de Poder de Resolução de um microscópio de luz está em torno de 0,2µm (usando a lente de 100x).
Microscópio de Robert Hooke Ao observar finas fatias de cortiça, Hooke viu diversos espaços vazios que lembravam favos de mel. A cada um desses pequenos compartimentos ele deu o nome de célula - que significa "pequena cela". A cortiça é uma árvore, material de origem vegetal.
Resposta. O grau de ampliação de um microscópio trata-se do produto de ampliação de cada uma das lentes, então, se tivermos um microscópio com uma lente ocular que aumente 10 vezes, e uma lente objetiva que aumente 40 vezes, o produto final de magnificação é de 400 vezes.
Qual o aumento final obtido quando se usa uma objetiva de 100 X e ocular de 10 X ? R. para conseguir esta resposta basta que se multiplique o valor impresso em cada um dos dois itens 100 X 10 = 1000X.
Deste modo, o microscópio composto pode ter suas lentes trocadas, para que a lente ocular possa aumentar entre 10 vezes para a lente ocular e a objetiva que realiza o aumento em até 40 vezes, e assim o pesquisador poderá verificar o número de aumento dessa célula.