Limpe muito bem Pode ser 1 litro de água e 1 colher de água oxigenada ou 1 litro de água gelada e o suco de 1 limão. A quantidade de água pode variar, o importante é que o bucho fique submerso. Deixe por 1 ou 2 horas, sempre virando e verificando como a peça está.
Passo a passo
É através do caldo de Mocotó que conseguimos obter Colágeno de alto valor biológico. Uma proteína que dá o aspecto gelatinoso ao caldo e para o nosso corpo oferece aminoácidos essenciais com benefícios antienvelhecimentos, melhorando o sistema imunológico, a pele, cabelos, unhas, ossos e juntas.
Refrigere o caldo de mocotó e caso se forme uma camada de gordura no topo (acontece na maioria das vezes), retire-a com a ajuda de uma escumadeira. Separe o mocotó em peqeunos potes e congele por até 3 meses.
Você pode porcionar em 200 ml ou em potinhos e congelar, descongele por 1 minutinho no microondas. Para ficar mai saboroso, retempere c/ cebola e alho o caldinho na hora de comer, pois quando congelado, ele pode perder um pouco o gostinho de tempero.
Na hora de congelar sopas e caldos, é uma ótima ideia guardar os alimentos em pequenas porções em potes de vidro. Ele conserva o alimento e ainda diminui as chances de contaminação. Sem contar que você pode levar o potinho de vidro direto ao microondas.
Recipientes de plástico hermeticamente fechados são uma boa solução para armazenar com qualidade aquele gostoso caldo verde que você fez, por exemplo. Quando ele atingir uma temperatura morna, leve-o para a geladeira — antes de completar 24 horas fora dela!
COMO CONGELAR
Guarde a sopa em potes de vidro pequenos, tomando cuidado para não preencher até a borda. Na hora de congelar a sopa, uma boa dica é recorrer aos potes de vidro pequenos. Eles conseguem conservar melhor a comida e facilitam na hora de descongelar (pois podem ser levados ao micro-ondas).
Se quiser pode congelar por até 3 meses, para isso antes de acrescentar o creme de leite na receita , separe a quantidade que irá congelar e armazene em potes. Isso é importante, pois o creme de leite depois de descongelado fica arenoso.
Praticamente todas as hortaliças podem ser congeladas. Alguns exemplos são brócolis, cenoura, beterraba, pimentão, berinjela, abóbora, ervilha, vagem e couve-flor. Exceções são vegetais folhosos consumidos crus, como alface, rúcula e agrião, que não toleram congelamento.