O propósito é assegurar maior nível de reflexão, escolha, participação, engajamento e preparação dos alunos para planejar e alcançar seus objetivos presentes e futuros. Serão 5 tempos a mais por semana: duas aulas de Projeto de Vida, duas de Eletivas e uma de Tecnologia.
A Eletiva é um componente curricular oferecido semestralmente e de livre escolha dos estudantes. A escola deve oferecer um conjunto de opções de Eletivas contando com duas aulas semanais de 45 minutos. Cabe aos professores atribuídos elaborar os planos de aula das Eletivas, nos quais devem constar uma ementa.
1. Relativo a eleição (ex.: congresso electivo ; processo electivo ). 2. Que se alcança ou é feito por eleição (ex.: cargo electivo ).
A eletiva permite o desenvolvimento destas e outras habilidades e competências, todas presentes na Base Nacional Comum Curricular, através de dinâmicas, análise de notícias e vídeos, rodas de conversa e pesquisa, envolvendo temas contemporâneos e pertinentes a realidade dos/as estudantes.
Resolução SEDUC 32/2021: Dispõe da retomada das aulas e atividades presenciais
Lista de Escolas PEI 2021:
A Educação Integral é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais.
A formação integral é um conceito que defende o desenvolvimento dos sujeitos para além de sua dimensão intelectual. Além dela, a formação integral considera o aperfeiçoamento de aspectos físico, social, emocional e cultural dos indivíduos.
10 vantagens do ensino em período integral
O período integral é um tempo dedicado às atividades extraclasse, que contribuem para o desenvolvimento intelectual e social das crianças, além de despertarem seu interesse para diferentes áreas. Com isso, os alunos desenvolvem mais atenção às disciplinas que cursam no horário regular.
O objetivo final da educação integral é a promoção do desenvolvimento integral dos alunos, por meio dos aspectos intelectual, afetivo, social e físico. ... A educação não se esgota no espaço físico da escola nem no tempo de 4 h, 7 h ou mais em que o aluno fica na escola.
O ensino integral vai muito além de otimizar as horas disponíveis dos estudantes, ampliando o tempo que passam na escola. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a educação integral visa à formação e ao desenvolvimento global do corpo discente durante a Educação Básica.
Há uma diferença, que não é uma questão de semântica, entre a educação integral (o currículo integrado) e a educação em tempo integral (a oferta ampliada do tempo escolar). ... Invariavelmente, a concepção que se tem de currículo integrado e de educação integral expressam as políticas de oferta a esta modalidade de ensino.
A meta 6 prevê que até 2024, pelo menos metade das escolas de ensino básico ofereça ensino em tempo integral, atendendo à, no mínimo, 25% dos estudantes.
Com o crescimento na qualidade da educação obtemos também um melhor aproveitamento das oportunidades, que como povo, temos em nosso país e no cenário mundial obtendo assim um beneficio para toda a nação. a nação. A educação é primordial para o crescimento do povo brasileiro como um todo.
Além dos conhecimentos técnicos, a importância da educação envolve a construção de cidadania. Por meio dela, é possível formar cidadãos conscientes, críticos e capacitados para viver em sociedade. Um país que estimula esse aspecto tem uma população preparada para encarar os desafios cotidianos em todas as áreas.