A origem da Tabela Periódica ocorreu no início século XIX, por volta do ano de 1829, quando os químicos da época decidiram propor formas de organização dos elementos químicos conhecidos até então.
Com o passar dos anos a Tabela Periódica surgia devido à crescente descoberta de elementos químicos e das suas propriedades, os quais necessitavam ser organizados segundo as suas características. ... O nome "Tabela Periódica" é devido à periodicidade, ou seja, à repetição de propriedades, de intervalos em intervalos.
A tabela periódica é uma tabela que agrupa os elementos químicos como forma de facilitar o acesso a eles. ... Os elementos químicos da tabela periódica são classificados como metais, não metais e gases nobres, e são separados por grupos que determinam o tipo de elemento.
A necessidade de classificar os elementos químicos surgiu somente no século XIX pelo fato da exorbitante crescente quantidade de elementos químicos existentes. Nesse sentido, se fez necessário organizar e padronizar os elementos químicos a fim de poder padronizar os elementos químicos.
A tabela periódica tradicional ordena os elementos químicos por número atômico (número de prótons), configuração dos elétrons e propriedades químicas. ... A União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac, na sigla em inglês) validou os elementos sintetizados mais recentemente em dezembro do ano passado.
Este efeito é conhecido como o "efeito do par inerte" e é comumente associada à estabilização relativista dos orbitais 6s.
Os metais alcalinos são elementos químicos do grupo 1 da tabela periódica com propriedades similares. O grupo é formado pelos seguintes metais: lítio (Li), sódio (Na), potássio (K) , rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr). São metais de baixa densidade, e moles.