Quando usado em emulsões para a pele (facial e corporal), proporciona toque seco e sedoso, melhora a espalhabilidade, e reduz a pegajosidade. Em desodorantes, ajuda a reduzir os resíduos brancos na pele e proporciona maior lubrificação (roll-on).
Ciclometicone é um silicone volátil de baixa viscosidade para a fabricação de cosméticos. Deixa a pele macia, os cabelos sedosos e reduz a tensão superficial.
É um polímero de silicone volátil produzido sinteticamente e que atua, especialmente, como agente condicionante para pele e cabelos.
Tem diversas funções como: antiestático (cabelos), limpeza, espuma, condicionamento dos cabelos, condicionador da pele e surfactante. ... Por ter efeito hidratante deixa a pele mais suave e elástica, além disso, é antiinflamatório, acalmando a pele irritada.
DICA! A abreviação “PEG” ou “PPG” na frente do nome sinaliza que o silicone em questão foi feito para ser solúvel em água e não irá produzir o acúmulo que os silicones comuns causam! Chloride na fórmula do produto, torna-se solúvel em água e, portanto, liberado para No Poo.
Os silicones de que vamos tratar aqui não possuem petrolato em sua composição, por isso são silicones liberados para Low Poo e No Poo. A maioria deles são chamados insolúveis em água, ou seja, necessitam de xampus (de preferência sem sulfato para serem lavados dos cabelos).
“O silicone é uma espécie de película invisível que se deposita na fibra capilar. ... O silicone deve ser, portanto, preconizado em mulheres que tenham cabelos espessos, secos ou rebeldes, mas também nas que tenham pontas espigadas, ou cujos cabelos estejam baços.
Como saber se o shampoo tem sulfato Rodrigo destaca que, na lista de componentes, os ativos costumam estar listados em ordem decrescente de predominância. “Existem diferentes tensoativos contendo sulfatos, como laurel sulfato de sódio, lauril éter sulfato de sódio e ammonium laureth sulfato”, lembra.
Os shampoos sem sulfato têm se tornado cada vez mais populares. Isso porque esse componente, apesar de ser eficiente ao remover a sujeira, deixa o cabelo ressecado e retira a oleosidade natural dos fios. Diversas marcas como Lola, Salon Line e Inoar oferecem opções de shampoo sem sulfato com excelentes resultados.
O sulfato é um tipo de sal que pode ser adicionado ao shampoo para intensificar a higienização dos fios e couro cabeludo. A principal característica dos produtos com esse componente é a formação de bastante espuma na hora da lavagem.
O que é e para que serve o Shampoo sem sulfato. O shampoo sem sulfato é um tipo de shampoo sem sal e que não faz espuma no cabelo, sendo bom para o cabelo seco, frágil ou quebradiço porque não agride tanto os fios como um shampoo comum.
Parabenos são conservantes que protegem produtos contra o crescimento de fungos e bactérias. Amplamente usados na indústria cosmética em produtos para o cabelo, maquiagens e até lenços umedecidos, essas substâncias são constantemente relacionadas ao desenvolvimento de algumas doenças.
Existem dois ingredientes básicos na composição do shampoo: água — que compõe 80% do volume do cosmético — e detergente. É dele o poder de limpeza do couro cabeludo. Sem ele, o produto não conseguiria eliminar todos os óleos, a graxa e aquela sujeira que aparecem diariamente nos fios.
Todo o xampu tem como base as matérias-primas: lauril éter e sulfato de sódio. Porém, todos os xampus possuem outros materiais, são os fatores que irão diferenciar um xampu do outro, por exemplo, os xampus anticaspa possuem um composto capaz de remover as caspas.
Para saber se um produto contém chumbo não espere encontrar em informação na embalagem. Um cosmético pode conter chumbo e o metal não estar presente na lista de composição, até porque ele não é considerado um ingrediente, e sim um contaminante.
Confira, abaixo, os malefícios de alguns ingredientes que fazem parte da composição da maioria dos shampoos e condicionadores convencionais.
O timerosal contém aproximadamente 50% de mercúrio, na forma de etilmercúrio, e uma vacina contendo 0,01% desse conservante contém 0,25 µg de mercúrio por dose de 0,5 mL. No Brasil, as vacinas BCG (tuberculose), DTP (difteria, tétano e coqueluche), hepatite B e influenza (gripe) contêm timerosal.
Medicamentos com TIMEROSAL em sua composição:
O no poo proíbe o uso de substâncias como petrolatos, sulfatos e silicones insolúveis, permitindo apenas os solúveis em água. Já o low poo impede o uso de petrolatos e sulfatos fortes, mas aceita a utilização de silicones insolúveis. Afinal, eles são facilmente removidos dos fios com o uso de um shampoo sem sulfato.
No post de hoje, nós iremos listar algumas substâncias que são prejudiciais ao cabelo especialmente ao nosso tipo, o cacheado....Então, na hora de escolher seu produto, evite qualquer cosmético que contenha uma dessas palavras na composição.
Por conta disso, muitas pessoas começaram a optar por produtos que não levem tais componentes. Dessa forma aderiram às técnicas Low Poo, No Poo e Co Wash. Ou seja, quando alguém pergunta se um shampoo ou condicionador é liberado, está se referindo à presença de sulfatos, petrolatos e silicones na composição.
Principais AGENTES SURFACTANTES que promovem limpeza mais suave e liberados para Low Poo: Cocamidopropyl Betaine, Sodium Lauroyl Sarcosinate (não é sulfato), Lauryl Sulfoacetate, Sodium Cocoyl (ou Lauryl/ Lauroyl) Sarcosinate.
O termo “Liberado” é usado para nomear os procedimentos que não usam – ou usam bem pouco – substâncias como o sulfato, o petrolato, a parafina, os óleos minerais e os parabenos. Produtos liberados se popularizaram nos últimos anos, principalmente entre o time dos cacheados.
A filosofia dos produtos liberados propõe uma limpeza mais suave, pois não conta com a ação detergente dos surfactantes. Ou seja, por ser mais suave, ela não limpa os fios tão profundamente o que nos leva aos outros componentes que devem ser evitados por quem segue essa técnica de limpeza capilar.