Se joaninhas vivas simbolizam sorte, joaninhas mortas poderiam representar azar.
Elas escolhem para ficar nas plantas que tem pulgões, seu alimento. Elas são atraídas por plantas com cores vivas e por grandes extensões de ervas ou flores. Os pulgões são chamados de afídeos, insetos pertencentes à ordem Hemyptera e parasitam diversas espécies vegetais.
O tempo de vida de uma joaninha varia entre 3 até cerca de 9 meses.
A joaninha existe nas cores vermelha, amarela e até mesmo verde, e muitas possuem características e curiosidades fascinantes, além de ser uma das espécies mais importantes no Brasil.
Os principais predadores das joaninhas são os pássaros, rãs, vespas, aranhas e as libélulas; Elas são animais de sangue frio e hibernam no inverno; Por fim, elas são simbolizadas como sorte para algumas culturas.
Se libertarmos demasiadas joaninhas, acabamos por criar um desequilíbrio no ecossistema da horta. Como atrair: Para atrair Joaninhas deve-se plantar: endro, gerânios, funcho, coreópsis, angélica, cosmos, tanaceto, cominho, dente-de-leão, coentro, mil-folhas e/ou cenoura.
PARA MATAR COCHONILHAS E PULGÕES | Um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool, ou vinagre, em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas. Isso pode ser feito semanalmente. Em casos mais graves, a solução é pulverizar a planta atacada com receitas naturais à base de sabão de coco.