A inteligência interpessoal é a capacidade de entender e reagir corretamente em face de desejos, humores, temperamentos, idéias, valores, interesses e motivações de outras pessoas.
Diferentemente da inteligência Interpessoal, a inteligência intrapessoal é a capacidade do indivíduo em identificar as próprias emoções e sentimentos, orientando-se de maneira favorável para lidar com as situações e necessidades.
Fazer trabalhos em equipe, participar de eventos em que se possa ter contato com pessoas diferentes, organizar uma festa, tomar a iniciativa em determinado projeto e ensinar, por exemplo, são ótimas estratégias que podem estimular o desenvolvimento da inteligência interpessoal.
A pessoa com inteligência intrapessoal bem desenvolvida tem um alto grau de disciplina, na medida que tem uma maior consciência de seus objetivos e metas. Sabendo onde quer chegar, ela entende quais as atitudes necessárias para alcançar, sendo capaz de definir métodos mais acertados e de acordo com a sua personalidade.
No contexto corporativo, este relacionamento é de suma importância, ele contribui para que o ambiente dentro da empresa seja saudável, onde as pessoas já cientes do seu papel passam a respeitar os outros, demonstrando empatia, conseguindo se expressar de uma maneira mais clara e objetiva sem que haja qualquer tipo de ...
Quando falamos de relacionamento interpessoal no trabalho entendemos a união de vários indivíduos dentro do ambiente corporativo. É comum que essa relação se desenvolva entre profissionais que trabalhem em uma mesma organização ou façam parte de um mesmo time.
No viés profissional, o relacionamento interpessoal é a forma como os colegas de trabalho se relacionam. Manter bons relacionamentos profissionais é imprescindível para o sucesso na carreira de qualquer profissional, já que são eles que geram um networking de qualidade e contribuem para um clima positivo na equipe.
O primeiro passo para que o profissional se dê bem com os outros colaboradores da empresa é a prática do autoconhecimento. A partir do momento em que uma pessoa conhece a si mesma, ela se torna capaz de identificar quais são suas qualidade e pontos de melhoria, bem como suas limitações.
5 dicas para melhorar as relações interpessoais no trabalho
Os principais problemas de relacionamento interpessoal nas empresas. Os problemas mais comuns são dificuldades de comunicação, falta de afinidade com relação a valores morais e éticos, dificuldade de respeito às regras básicas de disciplina, competição por ambição de promoção e poder.
Como o líder pode se preparar para incentivar as relações interpessoais no trabalho?
Procure resolver o conflito com todos os envolvidos o quanto antes e promova sempre a harmonia e o trabalho em equipe entre os funcionários. Além disso, o que você também pode fazer é incentivá-los a serem proativos neste sentido e também resolverem os problemas entre si, sem esperar a intermediação de terceiros.
Já quando a comunicação interpessoal é feita de modo claro e direto, ela pode beneficiar o ambiente de trabalho. Pessoas que desfrutam de um bom relacionamento atuam com mais transparência e produtividade. Por isso, é importante que as empresas invistam no bem-estar de seus funcionários.
Comunicação interpessoal é o termo que, dentro do macrotema “comunicação”, define a troca de informações entre duas ou mais pessoas, seja ela orientada por sinais verbais ou não verbais.
Comunicação interpessoal consiste na troca de informações entre dois ou mais indivíduos. Ou seja, é a habilidade de transmitir, receber e interpretar mensagens verbais ou não-verbais de forma clara.
A comunicação intrapessoal é importante para sermos capazes de julgar nossas ações e percebermos o que fizemos de errado, podendo assim modificar nosso comportamento. ... A comunicação responsável deve ser feita de forma escrita, com a devida confirmação do recebimento da informação pelo receptor.
Para que as ações de autocuidado sejam eficientes é necessário que também haja o contato face a face, mantendo um processo educativo e de atenção constante. Uma das ações que exemplificam a comunicação face a face é
Portanto, deve-se sempre atentar a estes pontos e dicas para melhor a comunicação interpessoal....Técnicas de Comunicação Interpessoal
A comunicação assertiva é uma das principais competências de um profissional de sucesso. ... Uma comunicação assertiva é aquela que consegue passar as informações com clareza, dinâmica e respeito, obtendo o retorno esperado.
substantivo feminino Ação ou efeito de comunicar, de transmitir ou de receber ideias, conhecimento, mensagens etc., buscando compartilhar informações. Transmissão ou recepção dessas mensagens: comunicação empresarial.
A comunicação serve para unir e envolver as pessoas e suas sociedades, de modo que tem infinitas utilidades, desde a expressão de sentimentos e desejos até a transmissão de informações e conhecimentos através de gerações.
Comunicação é a capacidade de partilhar, participar ou tornar comum. Através da comunicação os animais e os seres humanos partilham diferentes informações entre si. Existem vários tipos de comunicação, as principais são: verbal, não verbal, oral, escrita e assertiva.
A área de Comunicação é responsável por diversas tarefas, tais como: assessoria de imprensa, relações com a mídia, produção de newsletters, relacionamento com públicos externos, comunicação interna, ações de marketing e propaganda e programas de responsabilidade social.
Fluxo de Comunicação Transversal Neste tipo de comunicação o fluxo se expande em todas as direções, dando voz a todos os colaboradores independente do nível hierárquico a que pertençam. É um fluxo comum em startups e ideal para gestões flexíveis que prezam pelo planejamento participativo e integrado.
Quando a comunicação é mal interpretada ou não se realiza entre as pessoas, existe uma “barreira” no processo, que pode se apresentar das seguintes maneiras: - A mensagem comunicada é recebida apenas em parte. - A mensagem é distorcida ou mal interpretada. - A mensagem não é captada e a comunicação é interrompida.
Componentes que constituem o processo comunicativo Antes é importante saber o que é a comunicação. ... No processo comunicativo estão presente os elementos da comunicação que são seis: emissor, código, mensagem, canal, receptor e referente.
De acordo com os seus estudos, em todos os atos comunicativos podemos perceber a presença de seis elementos: emissor (locutor), receptor (interlocutor), mensagem, canal, código e referente.
Receptor ou destinatário: a quem se destina a mensagem. ... O canal deve garantir o contato entre emissor e receptor. Mensagem: é o objeto da comunicação, é constituída pelo conteúdo das informações transmitidas. Referente: o contexto, a situação aos quais a mensagem se refere.
Para que uma comunicação aconteça, são necessários seis elementos: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal, o contexto e o código.