EQST

O Que Significa Sinterizaço?

O que significa sinterização?

verbo transitivo direto Fazer que misturas de minérios de ferro, finamente granulados, ou pó de gás de alto-forno, se tornem, mediante aquecimento a uma temperatura em que amolecem, numa massa coerente, não porosa.

Como funciona o processo de sinterização?

A sinterização é um processo no qual pós com preparação cristalina ou não, uma vez compactados, são submetidos a temperaturas elevadas, ligeiramente menores que a sua temperatura de fusão. Este processo cria uma alteração na estrutura microscópica do elemento base.

Por que usar sinterização de peças?

As peças sinterizadas de ferro são tratadas para obter aumento de resistência a tração ao desgaste, dureza, ou uma combinação entre elas. Os tratamentos usuais a que podem ser submetidas as peças sinterizadas incluem a têmpera, cementação, carbonitretação, nitretação e tratamento a vapor.

O que é Sinter para siderurgia?

O material produzido, que é o sínter, é um material fortemente não- homogêneo composto predominantemente por hematita, magnetita, ferritos, silicatos e poros (figura 1). As características microestruturais de um sínter influem nas suas propriedades e nas propriedades do ferro gusa e do aço produzidos a partir dele.

O que é sinter feed?

Sinter Feed (6.

Qual a função da água na sinterização?

A função da água consiste em melhorar a homogeneização da mistura (em forma de pós), enquanto o combustível é adicionado como agente para ajudar a atingir a temperatura necessária, pois a combustão desse material libera calor, utilizado como energia térmica no processo de sinterização.

O que é uma coqueria?

A Coqueria é uma sequência de fornos verticais e estreitos, um ao lado do outro. Nestes fornos, nossa matéria-prima, o carvão, é queimado por quase um dia inteiro, depois resfriado e transformado em pedras porosas com aproximadamente 85% de carbono. Depois de passar pela coqueria, o carvão recebe o nome de coque.

O que se faz em uma coqueria?

Coqueria. A coqueria é a área responsável pela produção do coque, que é o produto da destilação e aglomeração do carvão mineral. Esta unidade de processo tem como principal característica o aquecimento indireto do carvão mineral dentro de fornos fechados (células) para remoção da matéria volátil nele contida.

O que é coqueificação e por que esse processo é realizado?

O coque é obtido pelo processo de "coqueificação", que consiste, em princípio, no aquecimento do carvão mineral a altas temperaturas, em câmaras hermeticamente fechadas (exceto para saída de gases). ... A qualidade do coque depende muito do carvão mineral do qual se origina, principalmente do seu teor de impurezas.

Quais as qualidades que o coque deve ter para dar um bom rendimento como combustível?

O carvão mineral produz o coque, que é o outro tipo de combustí- vel usado no alto-forno. Para que ele tenha bom rendimento, deve apresentar um elevado teor calorífico e alto teor de carbono, além de apresentar grande resistência ao esmagamento para resistir ao peso da coluna de carga.

Para que serve o coque no alto forno?

O coque metalúrgico, produto da coqueificação, desempenha três funções principais no alto-forno: fornecimento de calor, gerar calor queimando na ponta das ventaneiras (papel térmico); fornecimento de gás redutor, fonte de carbono que provoca redução direta e indireta do minério de ferro (papel químico); fornecimento de ...

Qual o principal agente redutor na redução do minério de ferro em alto forno?

O equipamento onde o processo de redução do ferro ocorre é chamado de Alto-forno, sua função é provocar a separação do ferro, Fe, do seu minério, Fe2O3. ... O agente redutor utilizado na siderurgia é o coque, proveniente do carvão mineral.

Quais os insumos para o alto forno?

O alto forno Ela consiste, basicamente, na redução dos óxidos dos minérios de ferro, por meio de um redutor – o carvão (material a base de carbono), atuante como combustível e supridor para as ligas ferro-carbono.

Quais as reações do processo de produção do ferro no interior do alto forno?

Processo: combustão de C, calor de fusão, ferro gusa líquido, escória, redução de MnO, FeO, P2O5 e dissociação da H2O, variação de entalpia: sopro, coque, carga: redução da SiO2, superaquecimento da escória e gás de entrada.

Quais são as reações químicas que ocorrem no alto forno?

Reações químicas no alto-forno: monóxido de carbono, este último importante na redução do minério. A oxidação do carbono ocorre próximo a entrada de ar (ventaneiras), próximo a base do alto forno, cerca de 1 a 3 metros. Na reação não CO2 devido Page 10 10 a altas temperaturas (1500 oC) e excesso de carbono.

Em que parte do Alto-forno acontecem a combustão e a fusão?

Na rampa, acontecem a combustão e a fusão. Para facilitar esses processos, entre o cadinho e a rampa ficam as ventaneiras, que são furos distribuídos uniformemente por onde o ar pré-aquecido é soprado sob pressão. A cuba ocupa mais ou menos dois terços da altura total do alto- forno.