PROPRIEDADES Tristezina é um agente quimioterápico eficaz contra a babesiose (tristeza) e tripanossomíase (mal das cadeiras), associado a um agente analgésico, antipirético e antiinflamatório.
Principais vitaminas para os bovinos
Os bezerros normalmente aceitam muito bem o soro oral. O soro pode ser colocado na vasilha de água para que a bezerra beba ou pode ser fornecido com mamadeira. Pode ser utilizada também sonda esofágica ou, nos casos graves de desidratação (acima de 8%), a terapia endovenosa.
A hidratação oral é o tratamento mais eficiente e, normalmente, de menor custo, para tratar a diarreia. O soro oral é fonte de água, glicose e eletrólitos, e deve ser administrado quanto antes, para prevenir futuras perdas.
Para o controle e tratamento da diarreia causada por coccídeos (Eimeria sp), estudos demonstram a eficácia do Toltrazuril (Isocox Pig doser) na dosagem de 15 mg/Kg de peso vivo, via oral, em dose única.
Dentre os parâmetros avaliados, a principal observação foi que o fornecimento de soro permitiu economia de concentrado. Um resumo dos resultados pode ser observado na tabela 1. ... Os autores concluem que o soro fermentado pode economizar até 40% do concentrado e pode substituir até 25% do leite na dieta de bezerros.
A salmonelose, causada por uma bactéria do gênero Salmonella, é também conhecida como "paratifo dos bezerros". É mais freqüente em animais abaixo de doze semanas de idade. A diarréia se caracteriza por fezes fluidas com presença de muco; apresentam cor esverdeada ou acinzentada com bolhas de gás e cheiro desagradável.
Significado de Paratifo substantivo masculino [Medicina] Doença infecciosa com sintomas muito semelhantes aos da febre tifóide e produzida por bacilos paratíficos, bactérias do gênero Salmonella.
O PRÓ-BEZERRO é indicado no tratamento de onfalites (inflamação e infecção do umbigo) e onfaloflebites (inflamação e infecção do umbigo e dos vasos adjacentes) com miíases (bicheiras), de bezerros até 30 dias de vida.
A pasteurelose acomete bovinos de qualquer raça, sexo ou faixa etária, predispondo principalmente em animais jovens quando expostos a fatores estressantes. Os bovinos apresentam uma maior incidência de problemas respiratórios durante as três semanas iniciais no confinamento.