No hebraico, a palavra bênção (baarah) vem de uma raiz (barakeh, beirakheh) que significa ajoelhar, abençoar, exaltar, agradecer, felicitar, saudar. ... Tanto no hebraico quanto no grego (eulogia) apresenta um sentido de concessão de alguma coisa material. Todavia, a forma grega acrescenta ainda os bens espirituais.
verbo transitivo direto Transmitir uma bênção, lançá-la sobre algo ou alguém: o padre abençoou seus fiéis. Almejar o bem: a mãe é capaz de amar e abençoar seus filhos. Glorificar algo ou alguém: abençoou o herói por sua coragem.
substantivo masculino [Popular] Ato de benzer, de abençoar, de invocar a graça divina sobre alguém; bênção: peço-lhe a bença.
1. Bença. Benção, relativo á abençoar. Ex: bença, pai.
O correto é 'bênção'.
Originalmente respondida: De onde veio a tradição brasileira de pedir a benção aos seus pais? O direito romano tinha a figura do Pátrio Poder - um pai patrício tinha direito de vida e morte sobre os que cresciam sob seu teto — filhos e escravos. Tinha o direito inclusive de mandar matá-los.
O substantivo, cujo significado é ato ou efeito de benzer, de abençoar, é bênção, com acento circunflexo por ser palavra paroxítona terminada em -ão.
Golpe do “Bença, tia” Baseando-se no timbre da voz, o bandido começa a ligação dizendo “oi, tio (a)” ou “bença, tio (a)”. Ele não se identifica, pois espera que a vítima chegue a falar o nome de um sobrinho, na tentativa de reconhecer quem está falando.
Bendições é o plural de bendição. O mesmo que: bençãos, bênçãos, felicidades, graças, venturas, alegrias.
Resumindo, podemos dizer que beijando e colocando as mãos de nossos Pais de Santo em nossa testa, ou seja, pedindo a benção deles, estamos informando, simbolizando, dizendo que confiamos neles tanto para mexer em nossa cabeça, como conduzir nossa vida espiritual e nossa jornada junto aos Orixás e Entidades que nos ...
Quando uma pessoa responde a um pedido de benção, essa é uma resposta do Orixá, utilizando-se de sua boca para se comunicar e de suas mãos para trocar naquele que a pediu. O homem não tem o poder divino de bendizer ou de abençoar seus semelhantes. ele é somente ferramenta utilizada pelas divindades.
Axé é um termo da língua Iorubá, portanto utilizado principalmente pelos fiéis das religiões afro-brasileiras e equivale a palavra “amém”, significa o “poder”, a “energia”, a “força de realização”. Frequentemente é utilizada para designar a vida; a força manifestada em todo ser vivo ou existente na natureza.
Gracila Medeiros, ekedi em um terreiro de candomblé, explica que, dentro da religião, a palavra representa um cargo feminino, tido por mulheres que “não incorporam”, ou “entram em transe”, ou seja, não recebem um orixá, termo que abrange as divindades que compõem a religião.
5- Os bons Ogans e Ekedes devem ser doces com os yaôs, mas JAMAIS deveriam se misturar com eles para aquelas conversas, brincadeiras e principalmente para aquela cervejinha.
Logun Edé
O sacerdote escolhe alguém para ser o padrinho de Oruncó, que é a pessoa que vai ouvir o nome do orixá. No caso de um ogã ou uma equede, o orixá que te suspendeu dirá o nome do seu orixá e escolherá o padrinho.