O pleonasmo é um recurso linguístico que utiliza a repetição de um termo ou de uma ideia para dar maior ênfase ou clareza. Dependendo do contexto e da intenção do falante, o pleonasmo pode configurar uma figura de linguagem ou um desvio da norma padrão.
Polissemia é um fenômeno linguístico caracterizado pela existência de um termo que apresenta mais de um significado. ... Se não forem bem contextualizadas, algumas palavras polissêmicas podem gerar a ambiguidade, que é o duplo sentido do enunciado.
A sinonímia indica a capacidade das palavras apresentarem significados semelhantes. A antonímia indica a capacidade das palavras apresentarem significados opostos. Assim, através da sinonímia e da antonímia as palavras estabelecem relações de proximidade e contrariedade.
Relação de sentido estabelecida entre dois lexemas que apresentam significados opostos.
Já a hiponímia representa o grupo de palavras que se associam àquela de sentido abrangente. Ainda falando do exemplo anterior, as palavras “vôlei, basquete e futebol” integram as modalidades esportivas que há - o que significa dizer que se trata da hiponímia.
Qual o significado de hipônimo e hiperônimo? Hiperônimo é toda palavra que possui sentido amplo, geral. Enquanto hipônimo é justamente o contrário, é a palavra na sua especificidade.
Tem mais depois da publicidade ;) Hiperonímia e Hiponímia- Hiperonímia é relação que ocorre quando uma palavra possui um sentido que engloba um conjunto de outras palavras com sentido mais específico. Essas palavras que possuem um sentido mais estrito são seus hiponômios.
Hiperônimo ou hiperónimo é uma palavra que pertence ao mesmo campo semântico de outra mas com o sentido mais abrangente, podendo ter várias possibilidades para um único hipônimo. ... Por exemplo: Observar, examinar, olhar, enxergar são hipônimos de ver. Hiperônimo e hipônimo são dois termos usados pela semântica moderna.