Os pincéis são inegavelmente as ferramentas mais importantes para fazer pintura em tecido. Mas, como existe uma infinidade de tipos, a maioria dos iniciantes têm pouco ou nenhum conhecimento sobre quais são pinceis para pintura em tecido mais usados.
Essas são apenas algumas sugestões de uso dos diferentes modelos de pincéis disponíveis no mercado. Apesar das indicações, temos que dizer que na pintura em tecido não existe pincel certo ou errado, existe pincel mais adequado para cada etapa do projeto. O mais importante é usar os modelos e tamanhos de pincéis que você melhor se adaptar.
É a parte que serve para segurar o pincel, e pode ser feita de bambu, plástico, madeira ou de outros materiais. No cabo estão impressas informações importantes, como a série (ou referência) e a numeração do pincel (que indica o tamanho).
Além de observar o formato e o tamanho do pincel, você também deve prestar atenção na altura das cerdas. Os melhores pincéis para pintura em tecido são os de cerdas curtas, como os das referências 151 (Tigre) e 454 (Condor), pois dão maior estabilidade e precisão na hora de fazer coberturas e os demais efeitos da pintura.
O pincel liner ou filet tem uma ponta fina que é indispensável para fazer detalhes de finalização e traços mais finos, como riscos, boquinhas dos personagens, contornos, caule de flores e traços que unem as folhagens.
Se for de menor tamanho e de cerdas longas, pode ser usado para fazer traços que começam mais abertos e vão afunilando. Já o modelo mais usado, conhecido como pituá, é ideal para fazer fundos esfumados e pintura com estêncil.
Chegando o Natal, crie novas peças para decorar a sua casa ou para presentear familiares e amigos. No tutorial, é ensinado como pintar delicadas e lindas velas. O resultado é lindo!
Desenhos de folhas, dicas para iniciantes, aplicações em toalhas de banho ou inspirados em personagens infantis ou no Natal… confira os vídeos que ensinam todos os passos para pintar usando o tecido com tela:
As classes nobres eram aquelas com tempo suficiente para explorar expressões artísticas e, no caso desse tipo de pintura, a seda era o material escolhido para ser a ‘tela’. Já as tintas utilizadas eram extraídas de plantas nativas.
Sem sombra de dúvidas, os pincéis para pintura em tecido são ferramentas primordiais para quem já pinta ou deseja começar a pintar. São eles que permitem fazer todos os tipos de efeitos, desde a cobertura até os detalhes de finalização. Por isso é tão importante ter um bom conhecimento sobre qual tipo usar em cada etapa.
Logo abaixo você vai ver um vídeo sobre as referências e os tipos de pincéis recomendados para cada técnica. Essas dicas são ideias para iniciantes na pintura em tecido.
Quer mais dicas e também se tornar uma profissional? Inscreva-se na Escola de Pintura e tenha acesso a cursos para se aperfeiçoar cada vez mais nas mais variadas técnicas de pintura em tecido.
O pincel língua de gato tem um formato chato com ponta arredondada. Ele é ideal para fazer pétalas de flores como das margaridas. Ele pode ser usado tanto de frente quanto de lado.
O pincel chato possui a ponta reta, serve para preencher os desenhos e fazer coberturas. O formato chato e curto é muito usado para fazer a matização das cores.
Cabo – Os cabos dos pincéis podem ser de madeira, de bambu, de acrílico, de plástico e de outros materiais. No cabo estão impressas informações importantes, como número, série, nome do fabricante e código de barras.
Na etapa seguinte deve-se passar o risco. Para tal, prenda-o com fita crepe sobre o tecido e por cima dele prenda o papel carbono. Passe o lápis sobre o contorno do desenho e retire tudo.
Com as dicas que você viu aqui tenho certeza de que daqui pra frente ficará muito mais fácil comprar e usar os pincéis para pintura em tecido em seus trabalhos. Se você gostou das dicas, deixe um recado pra gente!
E justamente por ser tão popular e versátil, a pintura em tecido tem sido escolhida por muitas pessoas com diferentes objetivos.
O pincel chato tem ponta reta. É usado para fazer principalmente preenchimentos e coberturas, pois ajuda a espalhar a tinta de forma mais rápida sobre o tecido.
Como Aprender a Pintar em Tecido – 6 Dicas Indispensáveis
Maneira 1: usando clareador e tinta branca Nos locais onde você vai criar detalhes, como raminhos, por exemplo, passe um pouco de clareador puro, sem tinta misturada nele. Aguarde a base de pintura secar antes de continuar a pintura. Após a secagem, faça a pintura normalmente.
Tintas para tecido tradicional Mais comumente usada, essa tinta é diluível em água e possui grande variedade de cores. A mais vendida tinta para Tecido é a Tinta para Tecido Fosca, da Acrilex. Podemos também realizar misturas para atingir outras tonalidades, com isso temos infinitas possibilidade de cores.
1. Tinta de tecido (tradicional) Essa tinta é mais usada na maioria dos projetos de pintura em tecido, é diluível em água e possui grande variedade de cores.
Para realizar este procedimento primeiro lave a peça e deixe-a ficar úmida. Depois mergulhe a peça na mistura de água e tinta para tecido em pó, deixe a temperatura se elevar até ferver e mantenha em fogo brando. Deixe esfriar na água. Enxágue em água morna.
Coloque o tecido em sua pia e lave-o bem, até que a água escorra de cor clara. Examine o tecido para assegurar que toda a cor tenha sido removida. Se necessário retorne o tecido para a panela por 15 minutos a uma hora para remover qualquer corante remanescente. Enxágue completamente após cada imersão.
Como pintar sobre tecido de poliéster
O processo é simples: basta fazer dobras ou amarrações na peça e aplicar a tinta para tecido chamada Silk (que já vem diluída). Você pode usar uma única cor ou várias cores distintas, a depender do efeito desejado. Depois que a tinta secar é só desamarrar e esticar o tecido para ver os padrões formados.
Passo a passo: Aplique tinta sobre a calça com bastante generosidade, e depois comece a pintar, procurando que a tinta espalhe bem com o pincel. Como esta é uma tinta especial para tecido, ela não irá sair, é por isso que você deve ter muito cuidado para não sujar outra parte do tecido.
Água fria
Hoje esse processo está por R$37,90 em todas as lojas do Brasil, com desconto de R$10,00 na terça-feira ao levar duas peças. Qualquer peça com 60% de algodão pode ser tingida em nossas lojas, não é só Jeans!
O Color Jeans é um corante da Guarany feito especialmente para tingir tecidos 100% jeans. Lembre-se que um tubete é suficiente para 300 gramas de tecido, ou seja, divida o peso da roupa (em gramas) por 300 e obtenha quantos tubetes serão ne [...]
Como tingir calça jeans preta
6 – Customizar calça jeans com tinta Use tinta acrílica para artesanato e pincéis de diferentes tamanhos. Você pode misturar pinceladas com respingos de tinta e deixe secando pelo menos por um dia. Outra opção é usar a técnica tie dye, na qual você tinge a peça fazendo uma imersão em uma vasilha com tinta e fixador.
Utilize uma panela grande ou caldeirão para esquentar água, que deve ser o suficiente para cobrir todo o jeans. É nela que faremos o tingimento. Em outro recipiente, dissolva o corante em água fervente (cerca de 1 litro) e mexa bem. Coloque o corante dissolvido na água quente que você já preparou.
Colocar pouca tinta pode fazer a roupa ficar manchada, e tinta demais pode deixar a peça soltando cor por várias lavadas. Na hora de tingir: esquente água em um recipiente grande o suficiente para cobrir toda a peça. Em outro pote ou panela, dissolva o corante em água fervente (pelo menos 1 litro) e mexa bem.
DIY: como renovar sua calça jeans
É possível tingir tecido de algodão com elastano ou cotton lycra? ... Sim, para tingir jeans possui um corante específico chamado COLORJEANS. Após tingir um tecido posso secá-lo ao sol? Não, pois este procedimento pode manchar o tecido.