Significado de Fidalgo Algo ou alguém nobre, generoso: era um fidalgo pela caridade do gesto.
fi·la la. Um a seguir ao outro. Fileira de pessoas, cada uma alinhada individualmente atrás da que a precede. Alinhamento de carros paralelo a uma fila de estacionamento (ex.: multaram os carros em segunda fila).
Qual regra gramatical a seguir explica o uso do pronome destacado (fi-la) no texto: Pronome oblíquo átono terminado em “a”, após a forma verbal terminada em “z”, suprime-se essa letra e coloca-se um “l” antes dele. ... É um pronome reflexivo que se refere à “própria”. É um pronome possessivo para indicar a casa.
c) Os pronomes oblíquos me, te, se, nos, vos podem ser objeto direto ou indireto. Para determinar sua função sintática, podemos substituir esses pronomes por um substantivo: se o uso da preposição for obrigatório, então se trata de um objeto indireto; caso contrário, de objeto direto. ... Portanto, "me" é objeto direto.
Os pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los.
Pronomes oblíquos átonos
O problema de todas elas é a colocação pronominal, pois não se pode começar frase com pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes). Devem-se colocar esses pronomes antes do verbo, quando houver uma palavra atrativa; são elas: ... 01) Em frases exclamativas ou optativas (que exprimem desejo):
É regra da colocação pronominal, não começar frase com pronome oblíquo átono (me, se, te, a, o, lhe, nos, vos, as, os, lhes), deve-se começar a frase com o verbo e o pronome se colocado na sequência. Ex.: Livre-se de tudo.
Essa é a piada que ouvi hoje. Eu digo piada porque para mim é; mas para os vestibulandos é uma mentira que só pode atrapalhar e bloquear a escrita. Minha aluna leu uma redação de outro aluno meu e encontrou uma frase que começava por “Não”.