De acordo com o item 5.
Funcionamento do disjuntor ou dispositivo DR Para acusar onde há uma fuga de tensão, o dispositivo DR possui um núcleo toroidal. Nele, os cabos que vão ser monitorados são enrolados, formando uma bobina. Nos terminais são colocados as fases(em casos de sistemas bifásicos ou trifásicos), ou somente uma fase e o neutro.
Características
Fuga de Corrente nos Aparelhos Elétricos Se o DR desarmar mesmo sem nenhum aparelho ligado na tomada, isso significa que a fuga de corrente é na instalação elétrica.
De maneira bem simples este botão permite que o IDR seja testado, o procedimento é seguir as seguintes etapas:
Para saber se existe fuga de corrente no imóvel, basta fazer um teste que é muito simples: desligue todos os aparelhos das tomadas e apague todas as luzes. Depois cheque se o medidor de energia para de girar (modelos antigos) ou se o seu display (modelos mais novos) não registra o consumo.
Para testar se o disjuntor está queimado, é necessário o uso do multímetro ou alicate amperímetro. Coloque o aparelho na escala de “Teste de continuidade”, ao encostar as pontas de teste uma na outra, o aparelho faz um “bip”. Importante: Retire o disjuntor da rede antes de realizar o teste.
Chave Teste
A cor do fio neutro é azul claro, padronizado para facilitar sua identificação por qualquer usuário, inclusive por aqueles que não têm domínio absoluto sobre eletricidade; E o terceiro fio chama-se fio de retorno, que tem função essencial de ligar a lâmpada ao interruptor.
Como medir corrente elétrica
Para Medir tensão Alternada: Coloque a chave na escala ACV mais próxima acima da tensão a ser medida, no caso esperamos encontrar em torno de 220 volts, então escolha na seção ACV a primeira escala superior a 220 volts, em nosso exemplo a primeira escala superior é 250 volts.
Coloque a ponta de prova vermelha na ponta A do condutor e a ponta de prova preta na ponta B do condutor e isole. Agora você pode energizar o circuito, assim obtendo os valores da corrente elétrica que passa neste condutor, mas lembre-se sempre de emendar o corte feito e isolá-lo.
O aparelho usado para medir o quão intensa é a corrente de um circuito, em amperes, é o amperímetro. Assim, liga-se o dispositivo ao circuito, em série. Pois ele irá registrar a quantidade de eletricidade que passar naquela parte do circuito. É possível usar também um alicate amperímetro.
Como usar o multímetro:
Retire uma das sondas das extremidades do ohmímetro e coloque-a no cursor. Gire o controlador lentamente para a outra direção enquanto observa o visor do instrumento de medição. Quando chegar ao final, a resistência deverá estar próxima de zero.
Passo 1
Para chuveiro com a tensão nominal de 127V e 5500W de potência, deve ser adotado disjuntor de 50A e a seção do cabo deve ser 10mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm².
Se considerarmos uma instalação de 220V e um chuveiro elétrico que possua uma potência elétrica de 5.
bom para fio de 4mm os chuveiros de 5500w são o ideao para garantir uma boa instalação com disjuntor de 32a. ... amperes exigindo um disjuntor de 25. o cabo ideal seria o de 4mm². este cabo suporta de 36 a 42 amperes.
Tabela para os condutores mais utilizados em circuitos elétricos residenciais
É mais utilizado em quadros elétricos, tomadas, chuveiros e em instalações residenciais e industriais mais simples, em que não são necessárias a flexibilidade do fio. Justamente por ser pouco flexível não deve ser dobrado, uma vez que se esse fio romper, pode causar a interrupção da corrente elétrica.
Para simplificar raciocine dessa forma : Para chuveiros de 127v , usar fio de 10mm, para chuveiros de 220v usar fio de 6mm. Isso de uma forma geral lhe dará segurança independente do chuveiro independente da marca .