Scheduling (Seqüenciamento da Produção) lida com a alocação de operações em recursos. É um processo de tomada de decisão com o objetivo de otimizar um ou mais objetivos, como minimizar número de pedidos atrasados, tempo de processamento dos pedidos, entre outros.
Também chamado de agendamento, o sequenciamento de produção procura identificar os meios mais eficientes para o controle e organização do sistema de funcionamento das máquinas. Seu principal propósito é realizar todos os procedimentos com qualidade e sem atrasos ou perdas.
- Controle da produção: é a última etapa do PCP e consiste no acompanhamento dos processos produtivos a fim de verificar o andamento da produção conforme o planejado, ou seja, verificar se o que foi decidido no plano agregado, programa mestre e programação detalhada está sendo realizado.
Controla entradas e saídas de produção, acompanha programação e beneficiamento de máquinas e verifica tempo de fabricação, a fim de manter os processos dentro dos parâmetros estabelecidos.
A previsão de demanda é uma variável importante para diversas áreas. A prática busca auxiliar na tomadas de decisão, para que não sobrem nem faltem produtos para os revendedores, estoque ou canais de vendas. Além disso, favorece a melhoria de práticas operacionais internas e externas, garantindo maior competitividade.
O objetivo da Previsão de Demanda é entender qual será a demanda de uma empresa para que gestores estejam aptos a tomarem decisões precisas sobre preços, potencial de mercado e possibilidade de expansão.
A previsão de demanda é uma ferramenta capaz de prever o estoque futuro da sua organização. Essa estratégia se fundamenta em análises realizadas com base no histórico do seu negócio ou até mesmo por especialistas. ... E essas práticas devem ser executadas pela organização de acordo com suas finalidades e exigências.
A previsão de demanda e o processo de tomada de decisões planejamento e programação da produção, a fim de adquirir insumos em conformidade; gerenciamento e controle financeiro; formulação de estratégia de preços; estabelecimento de metas acionáveis etc.
O que é demanda?
Já a demanda é a quantidade que os consumidores querem ou podem adquirir desse produto, ou seja, sua procura. A quantidade de produtos oferecidos – sua oferta – é determinada pelos vendedores. Ela é influenciada pelo preço desse produto no mercado, o custo dos insumos e a tecnologia, por exemplo.
Existem dois tipos de abordagens para a realização da previsão de demanda: a qualitativa e a quantitativa. Antes de mais nada, porém, o administrador deve ter claro algumas coisas para que o prognóstico seja o mais próximo do ideal: selecionar o produto ou serviço que será o foco da análise e o horizonte temporal.