1 – Doação de bens: Aqui o proprietário doa – ainda em vida – seu patrimônio aos herdeiros por meio de um planejamento sucessório. Neste caso, ainda que o patrimônio seja doado, é possível adiconar uma cláusula de reserva de usufruto, que permite que os direitos sobre esse patrimônio não sejam perdidos.
O que é o patrimônio pessoal? O patrimônio pessoal é um conjunto de direitos, bens e obrigações de uma pessoa. Ele é composto por duas partes: Ativos: são os fatores que agregam, ou seja, os bens e os direitos.
Dicas de preservação de patrimônio
EMPRESÁRIO - CAPACIDADE. Podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos. ... A pessoa legalmente impedida de exercer atividade própria de empresário, se a exercer, responderá pelas obrigações contraídas.
Resposta: Correta: Seu falecimento extingue a atividade empresarial. Explicação: Estando a atividade do empresário individual totalmente vinculada à sua pessoa física, sua morte acarreta na extinção da empresa.
Rosana e Carolina poderão ser coproprietárias de todas as quotas, mas estas serão indivisíveis em relação a EIRELI, salvo para efeito de transferência. não será cabível a desconsideração da personalidade jurídica da EIRELI, diante da limitação de responsabilidade de Carolina ao valor do capital social.
Existem no mundo várias maneiras de se concretizar essa limitação dos riscos no exercício individual da empresa, tais como: a) as sociedades unipessoais; b) a afetação de um patrimônio; e c) a empresa individual de responsabilidade limitada com personalidade própria.