A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre com o compartilhamento de pares de elétrons entre átomos que podem ser o hidrogênio, ametais ou semimetais. ... Assim, seguindo essa regra, os átomos dos elementos mencionados possuem a tendência de ganhar elétrons para alcançarem a estabilidade.
Quando ocorrem ligações entre íons positivos (cátions) e negativos (ânions) denominamos de Ligações Iônicas. Essa ligação é a única em que a transferência de elétrons é definitiva. Uma ligação iônica envolve forças eletrostáticas que atraem íons de cargas opostas.
Ligação iônica é um dos três tipos de interação entre dois átomos (as outras ligações são a covalente e a metálica). Na ligação iônica, um dos átomos é obrigatoriamente um metal, e o outro, um ametal ou o hidrogênio.
A Regra do Octeto propõe que átomos tendem a se estabilizar com 8 elétrons na camada de valência (CV), isto é, em seu nível eletrônico mais externo. Ex. -> A partir da distribuição eletrônica do oxigênio, percebemos que os átomos desse elemento têm seis elétrons na última camada (o segundo nível), pois 2 + 4 = 6.
Resposta. A regra do octeto diz que os átomos precisam de 8 eletrons na sua ultima camada de valência para se estabilizar, as ligações químicas se formam atravez de doação, ou compartilhamento dos eletrons, para que o átomo fique estável, ou seja, estão diretamente relacionados.