Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Soldados são pessoas que se alistam para prestar serviços na defesa do país, no Exército, Marinha ou Aeronáutica, além das corporações ligadas ao Estado, como o corpo de bombeiros, polícia militar, e outros.
Caminhando e cantando e seguindo a canção / Somos todos iguais braços dados ou não: representa as passeatas que reuniam, em sua maioria, jovens que tinham consigo um desejo de mudança, ambições e sonhos, eram movidas a cartazes de protestos, a vozes gritantes que entoavam hinos e músicas.
O jovem Geraldo Vandré no auge do sucesso com sua música de protesto contra o regime militar. ... Vandré, autor de uma composição que se transformou em hino de resistência do movimento civil e estudantil à ditadura durante o governo militar, e que fazia oposição à ditadura durante aquele período.
A música Sabiá foi vaiada pelo público presente no festival, que bradava exigindo que o prêmio viesse a ser da música de Geraldo Vandré. Hoje, Geraldo Vandré reside no centro da cidade de São Paulo.
85 anos (12 de setembro de 1935)
12 de setembro de 1935 (idade 85 anos)
João Pessoa, Paraíba, Brasil
A canção vencedora do festival foi "Ponteio", de Edu Lobo e Capinam, interpretado pelo primeiro e por Marília Medalha.
O samba Opinião inspirou os nomes de um jornal, de um teatro, do segundo elepê de Nara Leão, lançado no final de 1964.
Música de Intervenção ou Música de Protesto é uma categoria que engloba canções de música popular compostas com o intuito de chamar a atenção do ouvinte a um determinado problema de um certo país, seja ele de origem social, política ou econômica.
As canções de protesto contra a ditadura militar eram canções de combate social e, ao mesmo tempo, de forte apelo emotivo-romântico. Suas letras criticavam a situação miserável e a exploração sofrida pelos excluídos do campo e da cidade: sertanejos, pescadores, vaqueiros, operários e favelados.
Em 1964, no Brasil, a repressão e a censura instauradas pelo regime militar deram origem a movimentos musicais que viam na música uma forma de criticar o governo e de chamar a população para lutar contra a ditadura.
O que são músicas de protesto. Quem foram os principais compositores de músicas dessa natureza (Chico Buarque, Geraldo Vandré, Caetano Veloso, etc.).
Segundo Gada, os PCNs definem o gênero canção como uma gênero textual que envolve um elemento lingüístico (verbal) e dois extralingüísticos ( a melodia e o ritmo). ... Sabemos que a canção é um gênero híbrido (literomusical) e devido a esta característica não pode ser desvinculado um aspecto do outro: o textual do musical.
Era um tipo de música muito comum nos anos 60 e 70 do século XX, durante a ditadura militar brasileira ou nos últimos anos do Estado Novo português. No Brasil, as músicas de protesto chegaram ao seu auge em 1967, amplamente divulgadas com a massificação que a TV (em franca expansão) permitia.
Aqui são consideradas intervenções sonoras aquelas que alteram, ou estimulam a alteração, do entorno sonoro cotidiano preexistente. Elas fazem emergir formas de expressão cultural, seja do grupo ou artista, seja propiciando e criando canais para o público se expressar.
Bom durante o golpe militar vários artistas foram censurados e impedidos de cantar suas músicas, assim eles saíram do Brasil, para não serem perseguidos ou mortos eles buscavam exílio em outros países, artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque foram os artistas mais perseguidos durante o golpe e ...
Resposta. Resposta: uma forma de expressar sentimentos, desejos, frustrações, conceito que não está muito longe da realidade, pois durante muito tempo a música foi utilizada como forma de “abrir os olhos da humanidade” para as questões que afligiam o mundo, como a guerra, a discriminação, a opressão, etc.
Resposta: 1- sobre as favelas que passam por necessidades. 2- não, falamos em cultura, igualdade, respeito, entre outras coisas. E fazemos totalmente ao contrário. 3- mostrou a realidade, os ricos tem mais privilégios, e as favelas passando por dificuldades.