tábula rasa Superfície pronta para receber escrita, desenho, pintura, etc. Mente vazia, sem ideias ou conhecimentos.
Significado de Tabula Peça circular usada em certos jogos de tabuleiro (damas, gamão etc.). Tábula rasa, a mente, para os empiristas radicais; superfície sobre a qual não há ainda nada escrito.
Locke detalhou a tese da tábula rasa em seu livro Ensaio acerca do Entendimento Humano, de 1690. Para ele, todas as pessoas nascem sem conhecimento algum (i.e. a mente é, inicialmente, como uma "folha em branco"), e todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido através da experiência.
Segundo ele todo ser humano nasce absolutamente sem nenhum conhecimento ou impressão, tudo é adquirido através da experiência. Esse nada que o ser humano é, ele compara a uma Tábula rasa, (madeira lisa, mesa lisa medieval). ... Ou seja sem conhecimento de nenhuma espécie.
LOCKE E O CONHECIMENTO John Locke, em seu Ensaio Acerca do Entendimento, defende a impossibilidade de princípios inatos na mente. Para ele, a teoria do inatismo é insustentável por contradizer a experiência, ou seja, se houvesse ideias inatas todas as pessoas, inclusive as crianças e os idiotas gozariam delas.
Em termos de teoria da mente, Locke definiu a mente humana como uma tabula rasa na qual a experiência imprime as ideias. Defendeu assim que, todo conhecimento seria originado pela percepção sensorial e que não haveriam ideias inatas, aquelas com as quais o ser humano seria dotado desde o nascimento.
Resposta. -Idéias Adventícias: são nossas idéias cotidianas e costumeiras, geralmente enganosas ou falsas. -Idéias fictícias: são aquelas que criamos em nossa fantasia e imaginação (superstições). -Idéias inatas: são inteiramente racionais e só podem existir porque já nascemos com elas.