Abaixo seguem as fórmulas da associação de resistores em paralelo:
Circuito Elétrico em paralelo é aquele em que existe uma associação onde a corrente elétrica se divide ao longo do circuito.
Como instalar um interruptor paralelo simples
Na associação de resistores em paralelo, a resistência equivalente é igual à soma dos inversos das resistências dos resistores individuais que formam o circuito elétrico.
Para calcularmos a resistência equivalente em série, basta somarmos cada uma das resistências, desse modo, a resistência equivalente da associação em série será de 100 Ω.
A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).
- A tensão no gerador elétrico é igual à soma de todas as tensões dos resistores: V = V1 + V2 + V3 + V4 .. - A equação que calcula a tensão em um ponto do circuito é: V = R . i , então teremos a equação final: Req .
Para calcular Vab, analisamos a malha formada por V1, R1, R2, V3, R5 e R4, já que entre a e b não circula corrente. VR3 = R3*I = 4*-0,4 = - 1,6 V (o sinal negativo indica que a polaridade real de VR3 é com o positivo do lado de baixo do resistor). Portanto VR3 = 1,6 V – positivo em baixo.
Para encontrar o valor da corrente que passa pelo resistor basta dividir a tensão sobre a resistência e para descobrir a corrente total do circuito basta somar as duas correntes, pois de acordo com a lei de kirchhoff para as correntes, a soma das correntes que entra em um nó é a mesma que a soma das correntes que saem.
Para calcularmos a carga elétrica desse corpo, basta levarmos em conta a diferença entre o número de prótons e elétrons, observe: Como explicado no enunciado, o corpo tem mais prótons que elétrons, por isso, sua carga será positiva.
Como calcular a corrente Um ampere é a mesma coisa que um coulomb por segundo. Portanto, matematicamente, a intensidade de corrente é igual a quantidade de carga divida pela quantidade de tempo.
Caso saibas esses dois valores, você pode usar duas fórmulas para calcular a resistência:
A área de uma circunferência, por sua vez, é proporcional ao quadrado do raio (A α r²), portanto, se o segundo fio tem diâmetro quatro vezes maior, seu raio será quatro vezes maior, e sua área transversal, 16 vezes maior.
Como calcular potência? A potência pode ser calculada por meio da notação, isto é, multiplicar o número base por ele mesmo quantas vezes o expoente mandar. Assim, quando temos 5⁴, multiplicamos o cinco por ele mesmo quatro vezes seguida, totalizando 3125.
A operação realizada na potenciação é uma multiplicação e é representada da seguinte forma:
Em vez de fazer o processo habitual, basta dobrar o número que você está multiplicando por cada potência de 2 do outro número. Parece complicado, mas é simples: Por exemplo: 12 x 8 é o mesmo que 12 x 2³ ou 12 x 2 x 2 x 2. Então, você consegue achar a resposta dobrando o número 12 três vezes.
A Potência total (W) é obtida somando a potência (W) de todas as peças associadas ao circuito. Esta informação é retirada diretamente do cadastro da peça. A Potência total (VA) é obtida somando a potência (VA) de todas as peças associadas ao circuito.
No circuito se voce tem o valor da corrente (ampere), e o valor da tensao (volts), é so multiplicar corrente por tensao (P x I ). Por exemplo: 200mA x 6v=1,2 watt. Se o resistor nao estiver conectado a nenhum outro componente ou solto.
A resposta vai se a corrente (I) em amperes (A), calculada pela seguinte fórmula: (V/R1) + (V/R2) + (V/R3), onde V representa a tensão total e R representa a resistência dos resistores em Ohms.
Cálculo do valor do kWh (Kilo Watt Hora)
Com o reajuste de 2020, preço por kWh na CPFL Paulista será em torno de R$ 0,85 por kWh para a tarifa residencial, R$ 0,80 kWh para tarifa comercial. 50 dicas para economizar energia e reduzir sua conta de luz!