Palavras homônimas ou homônimos são palavras que são pronunciadas da mesma forma, mas têm significados diferentes. Existem três tipos de homônimos: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos. As relações de homonímia são estudadas pela semântica.
A palavra polissemia tem origem no termo grego polysemos, que significa "algo que tem muitos significados". Consiste na propriedade que algumas palavras e locuções têm de expressar um conjunto de sentidos diferentes, mas que guardam relação entre si, pertencendo assim ao mesmo campo semântico.
Homófonas: são palavras iguais na pronúncia e diferentes na grafia, por exemplo: concertar (harmonizar) e consertar (reparar); censo (recenseamento) e senso (juízo); acender (atear) e ascender (subir).
As palavras homônimas são aquelas que possuem significados diferentes, mas são parecidas ou iguais tanto na escrita quanto na pronúncia. Com significados completamente diferentes, assim como a escrita, as palavras homófonas são aquelas que possuem a sonoridade igual.
Algumas palavras só são identificadas de acordo com o contexto em que estão inseridas, pois às vezes possuem escritas iguais, às vezes sons ou mesmo escrita e som. Chamamos de homônimas as palavras que apresentam a mesma fonética, mas semântica diferenciada. ... Homônimos perfeitos – grafia e pronúncia iguais.
Subclasse homônimos : Homônimos imperfeitos: Homógrafas -> Palavras que possuem mesma escrita ( grafia),mas a pronuncia e o significados são diferentes. ... Paramonios – > São palavras que possuem significado diferentes mas são muito parecidas a pronuncia e na escrita.
As Palavras Homófonas são aquelas que têm pronúncia idêntica, mas grafias diferentes. Assim, a palavra é composta pela junção dos termos homo, que significa “mesmo” e fonia, que significa “som”.
Palavras homógrafas
Cedo: antecipadamente. Exemplo: Cheguei cedo ao parque. Cedo: verbo ceder: eu cedo.
advérbio Que ocorre antes do tempo; que acontece antes do combinado. De manhã; ao raiar do dia: ela precisa acordar cedo para ir à escola. De curta duração; que ocorre num espaço curto de tempo; depressa: cedo aparecerão os arrependimentos.
Significado de Sedo Acalmar (o que está excitado). Moderar a ação excessiva de (órgão, sistema).
1 prematuramente, antes do tempo, com antecedência, temporãmente.
Antes do tempo ou da hora adequada; prematuramente: Ele nasceu mais cedo do que era suposto; 2. Em breve, depressa ou dentro em pouco; ... Nas primeiras horas da manhã ou de madrugada.
Em se tratando de um advérbio indicativo de antecedência, brevidade e rapidez, a forma correta de escrita da palavra é cedo: Ainda é cedo para irmos.
«Mais cedo ou mais tarde» ou «Mais tarde ou mais cedo»? Obrigado. O Dicionário de Expressões Populares Portuguesas de Guilherme Augusto Simões regista a expressão «mais cedo ou mais tarde», com o significado de «próximo ou longinquamente», mas não se refere a «Mais tarde ou mais cedo».
De manhã cedo não é redundância. ... Porque ao dizer "de manhã" já se disse ser em horário cedo do dia. De manhã jamais poderia ser tarde.
Na língua portuguesa, muitas palavras causam confusão, principalmente quando há dúvida se são escritas como “S” ou “C”. Com a mesma sonoridade, as palavras “cedo” e “sedo” são exemplos disso.
Tanto “sede” quanto “cede” existem na língua portuguesa. A diferença está na classe gramatical e no significado: enquanto uma é um substantivo e significa a vontade de beber, a outra é uma conjugação do verbo ceder.
Nesse contexto, a escrita correta é “sendo”. A “palavra” “cendo” não existe. Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Língua Portuguesa, mais especificamente sobre Ortografia.