Os reflexos tendinosos, também chamados reflexos profundos, músculo-tendinosos, miotáticos, miotáticos fásicos, e reflexos proprioceptivos, são provocados pelo súbito estiramento de um músculo, através da percussão com um martelo de percussão de borracha, de seu tendão ou de uma parte do membro onde este se insere.
Uma lesão que interrompe o arco reflexo em qualquer de suas partes provoca perda do reflexo. Estruturas encefálicas podem exercer ação inibitória ou estimulatória sobre os reflexos.
Reflexo tricipital - é obtido percutindo-se o tendão do tríceps logo acima da sua inserção no olécrano da ulna, estando o membro do paciente apoiado de modo que o antebraço fique relaxado (Fig. 11).
- Reflexo braquiorradial: na mesma posição utilizada para testar o reflexo bicipital, o examinador deve percutir o tendão do músculo braquiorradial. - Reflexo tricipital: na mesma posição utilizada para os testes anteriores, percutir o tendão do tríceps.
Aumente a área de escovação. Depois de tocar a escova de dentes no ponto de partida do reflexo sem engasgar, é hora de afastar a escova. Tente escovar de 6 a 12 mm para trás de onde a sensação de engasgo costumava começar. Repita todo o processo como fez no primeiro ponto.
Este reflexo é caracterizado pela retirada de um membro do corpo frente a estímulos como dor, picada e calor. Um exemplo é quando encostamos a mão no fogo: não precisamos ver ou mesmo sentir a dor para que a resposta reflexa seja desencadeada e nossa mão seja retirada (reflexo flexor Page 3 ou de retirada).
O ato reflexo é o mais rápido mecanismo de estímulo e resposta do sistema nervoso. Ocorre quando reagimos de maneira instantânea e involuntária a estímulos ambientais. Alguns reflexos são inatos, como a flexão da perna de um recém nascido ao se fazer cócegas em seus pés.