Enzimas As reações de escurecimento enzimático são causadas por enzimas oxidativas que atuam sobre substratos que compõem as frutas, entre estas enzimas está a polifenoloxidases (PPO); A superóxido dismutase (SOD) é responsável pela eliminação de radicais superóxido e é considerada enzima antioxidante chave em ...
PECTINASES FUNÇÃO: hidrolisam as substâncias pécticas, modificações da textura de frutas e hortaliças durante: maturação, armazenamento e o processamento. PROTEASES FUNÇÃO: hidrolisam ligações peptídicas. Carne: amaciamento do músculo (catepsinas e calapaínas).
São inativadas pelo calor e esta, talvez, seja a proprie- dade mais importante desses compostos em relação a tecnologia de alimentos. As enzimas são classificadas em seis principais classes: oxidoredutases, transferases, hidrolases, liases, isome- rases e ligases.
- Liases → enzimas que atuam na remoção de moléculas de água, gás carbônico e amônia, a partir da ruptura de ligações covalentes.
A principal característica da enzima é que ela age especificamente sobre um substrato, como um encaixe perfeito. Elas possuem uma estrutura tridimensional conservada, sendo essenciais à vida. As enzimas geralmente recebem nomes relacionados com o substrato, sobre o qual atuam, mais o sufixo -ase.
O mecanismo de ação é praticamente o mesmo para todas as enzimas: a enzima forma um complexo com o substrato, a reação desenvolve-se e obtém-se o (s) produto (s). ... Sendo assim, fatores como temperatura e pH são capazes de alterar a atividade das enzimas e, conseqüentemente, a velocidade das reações por elas catalisadas.
As enzimas têm uma característica muito interessante: não são consumidas durante as reações, então dessa maneira, a mesma enzima pode catalisar o mesmo tipo de reação várias vezes. As enzimas são proteínas específicas, ou seja, cada uma catalisa apenas um tipo de reação química, ou, um pequeno número de reações.
As enzimas são substâncias orgânicas que participam de diversas reações químicas importantes para o funcionamento do organismo. Elas estão presentes no interior das células e atuam de modo a aumentar a velocidade dos processos químicos que garantem a vida. ... Desse modo, cada reação necessita de uma enzima específica.
Como usar o Digeliv? Adicionar de 1 a 2 sachês ao alimento antes de consumir ou conforme a orientação do médico e/ou nutricionista. Indicada para preparo de refeições contendo grãos, legumes e verduras.