As transformações instantâneas ocorrem em um período curto de tempo ou na hora que há uma transformação química. Já as não instantâneas, ocorrem depois de um certo período de tempo. Exemplo de transformação instantânea: explosão de uma dinamite. Exemplo de uma transformação não instantânea: ferrugem.
Dentre exemplos de reações lentas pode - se citar: - Decomposição de chiclete; - Fermentação de líquidos; ... - Decomposição do plástico; - Oxidação de ferro.
Já reações não instantâneas são aquelas induzidas a ocorrer em direção contrária. Exemplos de transformação não instantânea são: lâmpada fluorescente, ferrugem , queima da parafina (queima da vela) .
Quando falamos em transferir energia, estamos falando de energia cinética, e ela existe nas reações químicas a partir da interação entre duas partículas. Portanto, podemos dizer que a cinética faz parte do mundo químico no que diz respeito ao contato entre os componentes de um processo.
energia mecânica - capacidade de um corpo produzir trabalho . energia química - é a energia potencial das ligações químicas entre átomos .
A agitação das partículas que constituem um corpo se associa a uma energia cinética média, ou seja, energia do movimento, que recebe a denominação de energia térmica. ... A energia térmica em movimento (trânsito), provocada pela diferença de temperatura entre dois corpos, é denominada calor.
Energia térmica é a resultado da soma da energia cinética e potencial de todas as partículas constituintes de um corpo.
Um exemplo simples desse tipo de situação é o que ocorre quando acionamos os freios de um veículo, nesse caso, estamos aplicando uma força dissipativa nas suas rodas, que têm a sua energia cinética convertida em energia térmica. O freio converte parcialmente a energia cinética do veículo em energia térmica.
Por exemplo, a energia da água do rio, do vento ou das marés. Essa energia pode ser transformada em energia elétrica, quando se direciona algum desses fluidos para girar um equipamento elétrico. Na Usina Hidrelétrica (hidro=água), a água do rio faz a turbina girar, transformando a energia cinética em eletricidade.
Quando dois objetos são postos em contato e em movimento com sentidos contrários, entre suas superfícies há atrito. Este atrito faz com que a energia mecânica que está sendo utilizada pelos objetos para se movimentarem não se conserve, pois está sendo transformada em energia térmica (calor) e sonora.